Vivo assume posto de 5G mais rápido; Claro vence na média das tecnologias

Dois novos relatórios da Opensignal sobre a performance das redes móveis e do 5G brasileiro colocaram a Claro como destaque em velocidade de download na média das tecnologias, a Vivo como nova líder especificamente no serviço de quinta geração e a TIM como melhor cobertura 5G.

As informações fazem parte de levantamentos realizados entre setembro e novembro de 2022. No período, a velocidade de download 5G da Vivo atingiu 390,9 Mbps, contra 337,7 Mbps percebidos entre clientes da TIM e 277,2 Mbps no caso da Claro.

A Vivo também ficou na ponta no quesito upload 5G (34,9 Mbps contra 29,2 e 28,4 Mbps das rivais, na mesma ordem). A operadora ainda foi destaque na experiência para consumo de vídeo em rede de quinta geração, enquanto a Claro aparece como vencedora nas categorias melhor experiência em games e aplicativos de voz sobre o 5G. 

Notícias relacionadas

Já no quesito cobertura, quem despontou foi a TIM: usuários da operadora conseguiram se conectar aos serviços 5G em 3,4 vezes ocasiões a cada 10 locais que visitaram. O mesmo indicador para clientes Claro e Vivo ficou em 2,3 vezes, segundo a Opensignal. 

Na avaliação por disponibilidade (ou quanto tempo os usuários passam conectados em cada geração), a TIM liderou com 11,4% de suporte ao 5G, contra 7,1% da Vivo e 6,5% da Claro. A empresa ainda levou prêmios de alcance e disponibilidade 5G nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, marcando 23,6% do tempo com conexão 5G disponível para clientes na capital fluminense.

De forma geral, a Opensignal notou um marcante avanço nos indicadores do 5G brasileiro. "Nossos usuários em todas as redes brasileiras obtiveram uma incrível aceleração de sua velocidade desde os relatórios anteriores, graças ao lançamento do 5G na banda de 3,5 GHz, que foi ao ar em julho de 2022", explicou a empresa medidora. 

Vale lembrar que na última edição do relatório da Opensignal, a Claro havia vencido todas as sete categorias 5G (download, upload, disponibilidade, cobertura, games, apps de voz e vídeo), individualmente ou em conjunto. 

Consolidado

Um outro relatório da medidora avaliou as redes móveis brasileiras de uma maneira mais ampla – tendo neste caso a Claro como grande destaque. 

A empresa marcou velocidade média de download de 21,5 Mbps, diante de 18,8 Mbps da Vivo e 18,5 Mbps registrados entre usuários da TIM. Em upload a Claro registrou 7,7 Mbps nacionalmente, maiores que os 7,5 Mbps da TIM e os 7 Mbps da Vivo. 

A operadora também se sagrou a melhor opção em experiência com vídeos, com games e com apps de voz (nestes dois últimos casos, empatada com a TIM). Na avaliação da consistência (que  mede a frequência com que a experiência dos usuários em uma rede foi suficiente para atender requisitos comuns dos aplicativos) também deu Claro, seguida de TIM e Vivo. 

Já em termos de cobertura, a rede da TIM foi mais uma vez considerada a mais disponível: os usuários da empresa se mantiveram conectados a serviços 3G ou superiores em 96,1% do tempo. A Vivo veio em seguida (95,1%), antes da Claro (94,5%).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!