IPTV e o vídeo over-the-top (OTT) começaram a morder a base do cabo no mercado mundial de TV paga, de acordo com uma análise do mercado da ABI Research. No relatório TV Subscriber Market Data, a empresa calcula que, no final do primeiro trimestre de 2011, o mercado de TV paga adicionou 11,3 milhões de assinantes e projeta que até o final de 2011, o número total de assinaturas de TV paga ultrapassará 759 milhões. De forma reveladora, os dados mostram que, apesar da TV a cabo manter a maior participação de mercado na televisão por assinatura, sua participação relativa de assinaturas caiu de 72% em 2009 para 69% em 2010.
A ABI aponta que os operadores de televisão por cabo na Europa Ocidental e América do Norte enfrentaram perdas significativas particularmente em 2010, à medida que IPTV e serviços OTT tornaram-se alternativas viáveis. No entanto, a empresa não vê o cabo perdendo mercado em regiões como a América Latina. Além disso, aponta o Brasil como um exemplo concreto de onde o cabo ainda será bem sucedido, e cita dados da Anatel que preveem que a penetração da televisão por cabo chegará a 10% da população em 2011.
"O surgimento da televisão digital em diferentes plataformas de distribuição por assinatura começa a oferecer mais opções aos consumidores", observou o analista de pesquisa Khin Sandi Lynn. "Os canais de televisão digital terrestre e os canais de alta definição estão ganhando popularidade nos mercados de TV paga. A ABI Research prevê que haverá mais de 230 milhões de assinantes de TV de alta definição em diferentes plataformas no final de 2011", diz.
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