TV paga muda com OTT e IPTV avançando sobre o cabo

IPTV e o vídeo over-the-top (OTT) começaram a morder a base do cabo no mercado mundial de TV paga, de acordo com uma análise do mercado da ABI Research. No relatório TV Subscriber Market Data, a empresa calcula que, no final do primeiro trimestre de 2011, o mercado de TV paga adicionou 11,3 milhões de assinantes e projeta que até o final de 2011, o número total de assinaturas de TV paga ultrapassará 759 milhões. De forma reveladora, os dados mostram que, apesar da TV a cabo manter a maior participação de mercado na televisão por assinatura, sua participação relativa de assinaturas caiu de 72% em 2009 para 69% em 2010.
A ABI aponta que os operadores de televisão por cabo na Europa Ocidental e América do Norte enfrentaram perdas significativas particularmente em 2010, à medida que IPTV e serviços OTT tornaram-se alternativas viáveis. No entanto, a empresa não vê o cabo perdendo mercado em regiões como a América Latina. Além disso, aponta o Brasil como um exemplo concreto de onde o cabo ainda será bem sucedido, e cita dados da Anatel que preveem que a penetração da televisão por cabo chegará a 10% da população em 2011.
"O surgimento da televisão digital em diferentes plataformas de distribuição por assinatura começa a oferecer mais opções aos consumidores", observou o analista de pesquisa Khin Sandi Lynn. "Os canais de televisão digital terrestre e os canais de alta definição estão ganhando popularidade nos mercados de TV paga. A ABI Research prevê que haverá mais de 230 milhões de assinantes de TV de alta definição em diferentes plataformas no final de 2011", diz.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!