Demora na certificação gera críticas na Câmara

Mais uma vez a Anatel tentará deliberar sobre dois assuntos polêmicos dentro e fora da agência reguladora. Estão na pauta da reunião do Conselho Diretor dessa quinta-feira, 26, a proposta de alteração da destinação da faixa de 2,5 GHz e o processo sobre a suspensão da emissão de certificados para equipamentos que usam tecnologia WiMAX nessa faixa. Os dois temas estão sendo tratados de forma conjunta pela Anatel, apesar da pressão de empresas e autoridades para que a certificação seja retomada o mais rapidamente possível.
Com os recorrentes adiamentos na deliberação por conta de pedidos de vista dos conselheiros, a Câmara dos Deputados ganhou novo fôlego para entrar no debate. O deputado Paulo Bornhausen (DEM/SC), autor de um requerimento de audiência pública sobre o assunto aprovado no ano passado, pretende intensificar as negociações para marcar o encontro com membros da Anatel, empresas e indústria com o objetivo de esclarecer o que está ocorrendo com as certificações.
"Não há justificativa para postergar um procedimento corriqueiro como a homologação dos equipamentos. A Anatel pode dizer 'sim' ou 'não', justificando sua decisão, mas nunca suspender a emissão dos certificados", afirma o deputado. "Essa indecisão da Anatel não deixa outro caminho a não ser a discussão na Câmara dos Deputados." O parlamentar pretende negociar ainda nesta semana a realização da audiência e o presidente da Anatel, embaixador Ronaldo Sardenberg, pode ser chamado a prestar pessoalmente os esclarecimentos na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI).

Notícias relacionadas
A homologação dos equipamentos está suspensa há 10 meses com base em uma decisão informal do Conselho Diretor da Anatel. O processo presente na pauta do Conselho Diretor, de iniciativa da área técnica da agência, pede um posicionamento formal sobre a manutenção da suspensão. A relatora do caso, conselheira Emília Ribeiro, já divulgou publicamente seu voto, onde determina a retomada imediata da emissão dos certificados. Parecer nesse sentido também foi emitido pela procuradoria da Anatel.
A Anatel tem analisado a certificação de forma conjunta com a proposta de mudança de destinação do 2,5 GHz por entender que há uma interdependência entre os processos. A nova proposta para a faixa de 2,5 GHz pretende incluir os serviços de telefonia fixa e móvel no rol de usuários dessas radiofrequências ao lado das empresas de MMDS e de SCM. Além da inclusão, a área técnica sugere que o SMP passe a ter prioridade na faixa a partir de 2012, no lugar do MMDS, que passaria a operar em caráter secundário. A homologação dos equipamentos de WiMAX interessa especialmente as empresas de MMDS e SCM pela possibilidade de incluir serviços de banda larga em seus pacotes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!