Amazon, Apple, Google, HP, Microsoft e RIM firmam acordo sobre privacidade em dispositivos móveis

Seis empresas de tecnologia – Amazon, Apple, Google, HP, Microsoft e RIM –, firmaram acordo para regulamentar a coleta de dados pessoais em aplicativos desenvolvidos para dispositivos móveis. A medida, que vinha sendo negociada desde agosto do ano passado, foi protocolada no Departamento de Justiça do Estado da Califórnia na última quarta-feira, 22. Segundo o documento, software desenvolvido para smartphones e tablets terá obrigatoriamente uma política de privacidade. Dessa maneira, ao utilizar um aplicativo, o usuário terá que ler e concordar com os termos antes de fazer o download.

As empresas também se comprometeram a orientar desenvolvedores sobre a nova medida. Os programadores devem deixar explícito aos consumidores quais são as informações privadas às quais os apps terão acesso, como elas serão utilizadas e qual o tipo de compartilhamento será feito quando forem coletadas. "A privacidade não deveria ser o custo para o uso de aplicativos móveis", criticou o procurador-geral da Califórnia, General Harris, em nota.

O acordo é válido mundialmente e, de acordo com Harris, cobre "a maioria das empresas de aplicativos móveis do mercado". O Departamento de Justiça estima que, somados, os apps disponíveis nas lojas dos sistemas operacionais da Apple e do Google cheguem a um milhão.

A notícia ganha importância em razão dos recentes escândalos relacionados ao envio de informações pessoais de usuários móveis nos EUA, como as denúncias envolvendo a empresa Carrier IQ e algumas operadoras americanas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.