Telefônica, TCO e TIM foram destaques positivos

Faltam apenas duas companhias para completar a safra de balanços do setor de telecomunicações – Telemig Celular e Tele Norte Celular (Opportunity), dia primeiro; e Telemar, dia 3. Os analistas já estão refletindo, em relatórios, o que vêem como tendência em telecomunicação. Saem até agora como preferidas a Telesp Operacional, a Tele Centro Oeste Celular e a TIM.

Celulares

No segmento celular, o que chamou a atenção foi a rapidez com que as operadoras estão migrando para as tecnologias GSM e CDMA. Em janeiro, aliás, foi surpreendente o aumento da base de aparelhos GSM (5,4%), bem acima da média de crescimento (1,5%). Isso tem produzido efeito negativo nos balanços – especialmente da Telesp Celular – das empresas que, face o ritmo imprimido pela concorrência, foram obrigadas a intensificar investimentos em detrimento de lucros e/ou amortização de dívidas.

Notícias relacionadas
A TCO foi quase uma exceção entre as operadoras da Vivo, já que suas margens continuaram a crescer. Com o grande avanço do índice de teledensidade (perto de 40%), já se trabalha com a perspectiva de níveis de crescimento mais baixos a partir de 2006, compensados, porém, pela redução dos subsídios para a aquisição de aparelhos.

Fixas

No segmento de telefonia fixa, o melhor balanço até aqui foi o da Telesp (operação Telefônica) – crescimento de receita, de lucros e de margem Ebitda (esta, de 40,8% para 46,3% em um ano). Ganhou com aumento de tarifa, com expansão do ADSL, e ainda mostrou forte controle de gastos. Já a Brasil Telecom, apesar de dois reajustes de tarifas, não teve resposta nas receitas – parcialmente justificada pelo aumento da inadimplência e pela sazonalidade desfavorável em um grande mercado como Brasília, esvaziado em períodos de poucos dias úteis. Chamou a atenção, mais uma vez, a queda de margem EBITDA (pode ficar em torno de 36% em 2005) e a alta concentração de reajustes de serviços de terceiros no 4º trimestre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!