Nokia Bell Labs será responsável por infraestrutura de comunicações na Lua

O Nokia Bell Labs foi selecionado para participar do programa 10-Year Lunar Architecture (LunA-10), uma iniciativa da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos Estados Unidos (DARPA) que projetará uma arquitetura multisserviço integrada para apoiar o que chamam de "uma economia próspera na Lua para a próxima década". 

O LunA-10 projetará a infraestrutura essencial para apoiar atividades industriais e também descobertas científicas. A DARPA escolheu 14 empresas de diversos setores industriais para lançar o programa. 

A Nokia colaborará, portanto, com as outras 13 empresas especializadas em áreas determinantes para o estabelecimento de uma economia comercial integrada na Lua, incluindo energia, transportes e construção

Notícias relacionadas

O Nokia Bell Labs será responsável pela elaboração de uma infraestrutura de comunicações segura e de alto desempenho e também trabalhará em colaboração com as outras empresas do LunA-10 para garantir que os recursos possam ser transportados e construídos de forma eficiente na superfície lunar, e que tenham fontes de energia garantidas quando instaladas. 

Em meados de 2024, o LunA-10 fornecerá um plano abrangente para estabelecer a infraestrutura necessária para apoiar as operações comerciais na superfície lunar e ao redor dela até 2035

A estrutura de comunicação é essencial para o projeto, já que quase todo o ecossistema deve exigir uma performance de alto rendimento, recursos de comunicação de baixa latência, ultra confiáveis e escaláveis. 

As redes devem permitir que os astronautas se comuniquem livremente, diretamente e com o controle da missão na Terra, além de transmitirem dados de vídeo e telemetria de câmeras e sensores espalhados pela Lua e integrados em trajes espaciais, veículos, estruturas e experimentos científicos. Também forneceriam a conectividade necessária para controlar robôs e automatizar tarefas perigosas na superfície lunar.

Como parte da iniciativa Tipping Point da NASA, a Nokia também está implementando a primeira rede celular na Lua, neste ano, na expectativa de provar que a tecnologia baseada em 3GPP pode satisfazer as necessidades de comunicação em futuras missões lunares e marcianas.

O Nokia Bell Labs ainda trabalhou em outros projetos no espaço, como no lançamento de um dos primeiros satélites de comunicações do mundo, o Telstar 1, em parceria com a NASA. Além disso, o laboratório também forneceu análise de sistemas e engenharia para todos os programas espaciais tripulados dos EUA, de Mercúrio a Apollo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!