NSN tem queda de 22% nas vendas no último trimestre de 2013

Seguindo o padrão da controladora, a Nokia Solutions and Networks também observou queda nas vendas em 2013, conforme divulgado nesta quinta, 23, no balanço financeiro. De fato, a NSN foi a responsável por maior parte das vendas da empresa, mas sofreu com desinvestimentos e a finalização de contratos.

Notícias relacionadas
Somente no último trimestre, a queda foi de 22%, fechando dezembro com 3,105 bilhões de euros em vendas líquidas. As vendas de serviços globais foram de 1,540 bilhão de euros (recuo de 22%), enquanto as vendas na área de banda larga móvel foram de 1,563 bilhão de euros (queda de 12%). A empresa afirma que isso ocorreu principalmente por conta de "menor atividade de implantação de infraestrutura wireless" e por flutuações de câmbio.

A América Latina, responsável por 10,95% das vendas totais, fechou o trimestre com 340 milhões de euros, recuo de 35%, devido principalmente a "contração nos gastos das operadoras e certas saídas de contrato". A maior queda (38%), entretanto, foi da América do Norte, que acabou ficando com a menor proporção das vendas (8,47%) ao somar 263 milhões de euros no período. A maior fatia, 29,21%, continua a ser da região da Ásia-Pacífico, que registrou queda de 23% e fechou dezembro com 907 milhões de euros. O único mercado que mostrou crescimento foi o da Grande China, com avanço de 2% e 424 milhões de euros em vendas.

Desempenho nos 12 meses

No consolidado do ano, o recuo foi de 18%, fechando o período com 11,282 bilhões de euros. A maior queda foi na área de serviços globais (17%, ou 5,753 bilhões de euros), mas que ainda vende mais do que a área de banda larga móvel, que teve recuo de 12% e fechou o ano com 5,347 bilhões de euros. A NSN se justifica alegando menos vendas em GSM e cores de redes, embora reconheça que essas teriam sido parcialmente compensadas pelo aumento das vendas em LTE principalmente na China, Europa e Ásia-Pacífico (excluindo Japão).

Com 420 milhões de euros, o lucro operacional da empresa, em compensação, conseguiu reverter a situação do ano de 2012, quando a NSN registrou prejuízo operacional de 795 milhões de euros. Ainda assim, houve queda no comparativo de trimestres: 4%, totalizando 243 milhões de euros.

A Nokia Solutions and Networks afirma que, desde a implantação do programa de reestruturação da divisão, em novembro de 2011, economizou mais de 1,5 bilhão de euros. Junto com isso, a NSN estima que o custo total desse programa será de 1,95 bilhão de euros, gerando um fluxo de saída de caixa de aproximadamente 1,7 bilhão de euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!