Anatel dá 18 meses para Telefônica vender ações na Telecom Italia

A Anatel aprovou o pedido de anuência prévia de cisão das ações da Telco, controladora da Telecom Italia, e a subsequente redistribuição das ações dos acionistas da Telco diretamente na Telecom Italia.  A posição da agência é de que a operação pode ser feita desde que o grupo Telefônica, acionista da Telco, perca todos os seus direitos de acionista referentes às ações com direito a voto que ficaria na Telecom Italia. Além disso, a Anatel determinou que a Telefônica, em 18 meses, se desfaça das ações detidas na Telecom Italia.
A decisão é o último capítulo desde que a Telefônica passou a ser acionista indireta na Telecom Italia, em 2007, quando foi criada a holding de controle Telco. Com a dissolução da Telco, ocorrida no início desse ano, a Telefônica se tornará acionista em 14,77% do capital votante da própria Telecom Italia. Parte dessas ações será, inclusive, transferida à Vivendi como parte da aquisição da GVT pela Vivo no Brasil.

Notícias relacionadas
Na proposta original do conselheiro relator da matéria, Igor Freitas, não havia a previsão de venda das ações. A sugestão partiu do conselheiro Rodrigo Zerbone, que entendeu que a mera participação econômica pode gerar sim algum tipo de influência sobre a empresa. O Cade já havia determinado que a Telefônica se desfizesse da participação na Telecom Italia. No entanto, o prazo dado pelo Cade vence em junho de 2015.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!