CelPlan quer exportar solução que identifica uso irregular de radiofrequência

CelPlan

[Do Mobile Time] A CelPlan quer exportar a solução que desenvolveu para a Anatel para identificação de uso irregular de radiofrequência. Trata-se de sondas capazes de localizar a emissão de sinal por estações desprovidas de autorização para tal. Em geral são rádios-piratas, enlaces de rádio ou até mesmo redes celulares privativas.

Os bons resultados da implementação no Brasil animam a empresa a levar a solução para o exterior. Há conversas em andamento com Portugal, Equador e países do Caribe, informa o diretor comercial da CelPlan, Tom Araújo, em conversa com Mobile Time. Seu plano de negócios prevê a venda de 200 sondas nos próximos anos – para efeito de comparação, a Anatel utiliza neste momento 42.

"O primeiro cliente é o regulador. Depois, órgãos de defesa, aeroportos e qualquer empresa que trabalhe com redes de missão crítica", elenca o executivo.

Notícias relacionadas

As sondas são capazes de verificar transmissões desde 20 MHz até 18 GHz. Através da triangulação das sondas, usando uma técnica chamada de TDoA (Time Difference of Arrival), que compara o tempo de chegada do sinal e a distância entre as sondas, é possível calcular de onde parte o sinal.

Os equipamentos podem ser controlados remotamente, definindo horários e faixas de frequência para serem monitoradas – a solução consegue verificar até 125 MHz de uma vez. Quando uma emissão irregular é encontrada, os dados são encaminhados para um software que compõe a solução.

O produto, batizado como Cell Wireless SM 18000, foi desenvolvido pela CelPlan especialmente para atender uma RFP da Anatel da qual acabou vitoriosa. A agência reguladora instalou as sondas perto de áreas críticas de grandes cidades, como aeroportos, onde a interferência de rádios piratas podem causar acidentes. Há equipamentos de monitoramento instalados em cidades como Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Belém e Fortaleza.

Segundo Araujo, além das rádios piratas, há muita utilização sem autorização de enlaces de rádio para transmissão de dados. "Existe a suspeita de que haja mais rádio-enlaces irregulares que regulares no Brasil", comenta. Isso se deve a dois motivos, na opinião do executivo: desconhecimento sobre o processo de autorização e uma crença equivocada de que a regularização custaria caro. No caso de redes privativas, acredita-se que haja implementações irregulares principalmente na faixa de 700 MHz em fazendas no interior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!