Com Brasil, Telefônica quer 1 milhão de assinantes de TV paga

A Telefônica estima alcançar a marca de 1 milhão de usuários de TV por assinatura em 2007 nos cinco países onde terá operação de DTH: Peru, Chile, Colômbia, Brasil e Argentina. Esse número inclui os 450 mil clientes da operadora peruana Cable Magic, que pertence à Telefónica e está há muitos anos no mercado. A projeção foi apresentada pelo diretor de desenvolvimento de negócios da Telefônica no Brasil, Gilberto Sotto Mayor, durante o 1º Congresso Latino-americano de satélites, realizado nesta sexta-feira, 22, no Rio de Janeiro, pelas revistas TELETIME, TELA VIVA e Convergência Latina, organizado pela Converge Eventos. A companhia já iniciou a oferta de DTH no Chile e no Peru. No Brasil e na Colômbia o lançamento deve acontecer este ano e na Argentina somente em 2007.
A Telefônica encara as operações de DTH e de IPTV como sendo o mesmo serviço (TV por assinatura), mas através de plataformas diferentes. O conteúdo deve ser comprado pela unidade Telefônica Contenidos, sediada na Espanha. Sotto Mayor ressaltou, contudo, que a oferta de IPTV terá alguns serviços de valor agregado, como time shifting, video on demand e interatividade.
No caso do DTH, o headend está localizado no Peru e atenderá aos cinco países. Há um headend de backup no Brasil, que também será utilizado para a distribuição de conteúdos locais. A central de atendimento ao assinante ficará no Brasil, assim como o data center da operação brasileira.

Notícias relacionadas
Mayor confirmou a contratação da Hispamar para prover o satélite, como havia adiantado este noticiário. O executivo, contudo, preferiu não revelar quantos transponders serão alugados. Mas disse que a demanda por banda satelital para o serviço é ?gigantesca?.
Inicialmente, a oferta de DTH da Telefônica será restrita ao Estado de São Paulo, mas a empresa está elaborando um plano de negócios para analisar a possibilidade de expandir para o resto do Brasil.

Regulamentação

A Anatel está avaliando o pedido da Telefônica por uma outorga para prestar DTH no Brasil. Paralelamente, a companhia firmou uma parceria com a Astralsat, empresa que já tem uma outorga de DTH. A ABTA (associação que representa as operadoras de TV por assinatura) questiona junto à agência a possibilidade de companhias de telecomunicações oferecerem serviços de TV por assinatura via DTH.
Sotto Mayor entende que não há qualquer restrição regulatória contra o movimento da Telefônica. "No caso do DTH, não existe absolutamente nenhum impedimento legal". Fontes de outras operadoras de telefonia ouvidas por TELETIME News concordam que dificilmente a ABTA conseguirá barrar a iniciativa da Telefônica. O argumento da ABTA, contudo, não é apenas regulatório. A associação das operadoras de TV paga alega questões concorrenciais.

Estratégia

A entrada da Telefônica no mercado de TV por assinatura faz parte de uma nova postura estratégica internacional da companhia: ?Queremos passar a liderar as inovações, não mais segui-las?, disse o executivo. A Telefônica investe anualmenet 2 bilhões de euros em inovação e pesquisa. Sotto Mayor entende que a Telefônica está bem preparada para atuar na oferta de TV por assinatura na América Latina, devido à forte presença de seu provedor Terra e de seu serviço de banda larga Speedy na região. O Terra está em 15 países da América Latina e tem 1,7 milhão de clientes. O Speedy, por sua vez, tem 2,7 milhões de assinantes no continente. ?Somos a maior plataforma de distribuição de conteúdo na América Latina?, afirmou Sotto Mayor. Ele ressaltou, contudo, que a Telefônica não pretende produzir conteúdo.

Conteúdos

Sotto Mayor ressaltou que praticamente todos os players internacionais de programação estão fechados com a Telefônica na América Latina e que o mesmo acontecerá com o Brasil assim que for dada uma solução regulatória. No caso dos canais abertos, o executivo lembrou que existem negociações e que hoje quase todos os canais abertos estão disponívis na Internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!