Novas convocações podem incluir Alcatel e Telecom Italia

As CPIs do Mensalão e dos Correios devem fazer uma série de convocações que podem mexer com o mercado de telecomunicações. Serão votados nesta quinta, 22, requerimentos para várias atividades das comissões. O deputado Mauricio Rands (PT/PE) quer trazer o presidente da Alcatel no Brasil para explicar as razões do investimento feito pela empresa fornecedora no Opportunity Fund. Também há a expectativa sobre a votação de requerimento para que o presidente da Telecom Italia no Brasil, Paolo Dal Pino, seja chamado a depor. O deputado ACM Neto (PFL/BA) propôs uma acareação entre Dal Pino, Dantas e o presidente do Citibank. Ele também quer trazer o ex-presidente do Banco do Brasil, Cassio Casseb.
Também estão sendo requisitadas a quebra de sigilo do Opportunity Fund, nas ilhas Cayman, onde se pretende analisar se há cotistas residentes no Brasil, já que o banqueiro Daniel Dantas afirmou não saber quem são os investidores desse fundo, que hoje tem mais de R$ 8 bilhões de patrimônio e é central na questão societária das teles. O Opportunity Fund, informou Dantas, foi o principal comprador das ações diretas da BrT. Ele confirmou que o fundo é vedado a investidores residentes no Brasil, mas disse que não tem controle, já que a venda é feita por outros bancos. Disse apenas que há uma advertência no prospecto do fundo.
Outro requerimento a ser votado é a quebra dos sigilos das aeronaves do consórcio VOA, que opera para a BrT, Telemig e Amazônia. As CPIs querem saber se não houve uso indevido dos aviões, inclusive para transporte de políticos. Dantas afirmou que em épocas de campanha os aviões não transportam políticos.

Notícias relacionadas
Também foi solicitada a quebra de sigilo do hard disk do servidor do Opportunity, apreendido pela Operação Chacal na sede do Opportunity. A suspeita é que o HD mostre movimentações financeiras irregulares no Opportunity e seus diversos fundos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!