PL de Inteligência Artificial será analisado por comissão especial no Senado

O projeto de lei 2.338/2023, que trata sobre as regras de uso da Inteligência Artificial (IA) no Brasil, será analisado por uma comissão especial que ainda será criada no âmbito do Senado Federal. O texto, de autoria do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), é fruto de uma proposta amadurecida por uma comissão de juristas. Segundo o senador Eduardo Gomes (PL-TO), presidente da nova Comissão de Comunicação e Direitos Digitais (CCOM), este colegiado ainda será definido, mas o presidente desta comissão especial será o senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente da CCT; e Gomes será o relator da matéria.

Gomes participou nesta quinta-feira, 22, do 3º Congresso Brasileiro de Internet, que aconteceu em Brasília. Segundo o senador, a intenção é enviar nos próximos meses a proposta para apreciação da Câmara dos Deputados.

Eduardo Gomes também afirmou que a comissão, quando formada, pretende fazer muitas reuniões para discutir a proposta. Na sua avaliação, a regulação de IA no Brasil tem que ter como foco a garantia do seu uso ético, seguro e garantidor de direitos humanos.

Notícias relacionadas

Criação de autoridade reguladora

Entre os aspectos apontados no texto apresentado pelo texto de Rodrigo Pacheco, está a designação, pelo Poder Executivo, de uma entidade competente para zelar pela implementação e fiscalização da futura legislação.

Esta autoridade terá a tarefa de zelar pela proteção a direitos fundamentais e a demais direitos afetados pela utilização de sistemas de inteligência artificial; promover a elaboração, atualização e implementação da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial junto aos órgãos de competência correlata; estimular a adoção de boas práticas, inclusive códigos de conduta, no desenvolvimento e utilização de sistemas de inteligência artificial; e expedir normas para a regulamentação da futura lei em vigor.

Caberá ainda à autoridade competente designada pelo Executivo atualizar a lista dos sistemas de inteligência artificial de risco excessivo ou de alto risco, identificando novas hipóteses de riscos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!