Anunciada em dezembro de 2022, a aquisição da empresa de infraestrutura tecnológica Odata pela Aligned Data Centers foi concluída. A operação (que não tem valores divulgados) teve a gestora Pátria Investimentos como vendedora.
Com a transação, a Aligned espera se posicionar entre as maiores operadoras de data centers privados nas Américas, com uma capacidade que deve abranger cerca de 2,5 GW em mais de 40 sites (quando todos os projetos da empresa estiverem em operação). A Odata agora se posicionará como "Odata, An Aligned Data Centers Company" e será liderada pelo CEO Ricardo Alário.
"A aquisição expande imediatamente não apenas a nossa infraestrutura de data centers e o portfólio de capacidade, mas também o capital e o conhecimento para ajudar os nossos clientes a crescerem em escala nas Américas, apoiados por uma metodologia avançada da cadeia de fornecimento e uma estratégia refinada de terrenos e energia, que acelera o posicionamento no mercado a uma velocidade que é desconhecida no nosso negócio", afirmou o executivo, em comunicado da Odata.
Hoje, a empresa reúne instalações operacionais no Brasil, Chile, Colômbia e México, além de novos projetos em desenvolvimento em demais países da América Latina. Recentemente, a Odata também embarcou na geração distribuída de energia renovável para os seus ativos no Brasil, com aquisição de participação minoritária no parque eólico de 212 MW da Omega Energia, localizado em Xique-Xique (BA).
Já a Aligned é majoritariamente detida por fundos da Macquarie Asset Management (importante gestora especializada em infraestrutura digital com atuação crescente na cadeia de telecom). A aquisição da Odata também resultou na entrada do SDC Capital Partners como sócio minoritário da holding norte-americana.