A StarOne lançou seu segundo satélite da série C, o C2, na última sexta-feira, 18, a partir da base de Kourou, na Guiana Francesa. É o segundo lançamento da empresa em seis meses e duplica a capacidade em relação ao Brasilsat B1, que será substituído. O C2 assume a posição 70º W, referente ao mercado de distribuição de sinais de TV no Brasil e responsável pela maior parte do tráfego broadcast no País. Segundo a StarOne, empresa da Embratel, o C2 amplia a cobertura para o exterior, atingindo América do Sul, México e Flórida. Foram investidos R$ 1 bilhão na série C, desde a fase da construção até o lançamento e operacionalização.
O C2 tem 28 transponders em banda C (para sinais de voz, TV, rádio e dados), 16 em Ku (vídeo e internet) e um em banda X (uso militar). Com seu lançamento, será possível propagar a TV digital para todas as regiões do País, diz a empresa. O satélite foi fabricado pela Thales Alenia, na França, e sua vida útil estimada é de 15 anos.
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