Ligga será parceira da ABDI em 5G no Polo Industrial de Manaus

Igor Calvet, da ABDI. Foto: Izilda França

Detentora de lote regional de 3,5 GHz na região Norte, a Ligga Telecom será parceira da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em um projeto de conectividade 5G no Polo Industrial de Manaus.

A novidade foi revelada pelo presidente da ABDI, Igor Calvet, durante o primeiro dia do Fórum de Operadoras Inovadoras, realizado nesta quarta-feira, 22, por TELETIME e Mobile Time em São Paulo.

A iniciativa é baseada no arranjo que permite sinal 5G a partir de postes de iluminação pública; o modelo tem sido promovido pela ABDI por meio do programa Conecta 5G. Segundo Calvet, o contrato com a Ligga foi assinado na última terça-feira, 21.

Notícias relacionadas

A ideia é que os rádios 5G utilizem a própria frequência de 3,5 GHz detida pela operadora paranaense. A partir da instalação no mobiliário urbano, mais de 400 indústrias do Polo Industrial de Manaus poderiam utilizar o recurso de rede privativa baseada em acesso fixo sem fio (FWA) 5G, projetou Calvet.

Na ocasião, o presidente da ABDI também observou que a Anatel era reticente com o modelo do Conecta 5G, em questão que agora estaria resolvida. A tecnologia que utiliza os postes de iluminação já foi adotada em outras cidades brasileiras, exigindo amplo ecossistema de parceiros em algumas ocasiões.

Fórum de Operadoras Inovadoras

O Fórum de Operadoras Inovadoras continua nesta quinta-feira, 23, no WTC, em São Paulo. Em seu segundo dia, o evento promovido por Mobile Time e TELETIME contará com painéis sobre os desafios comerciais e regulatórios das MVNOs, FWA e integração de ISPs com as redes neutras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!