Detentora de lote regional de 3,5 GHz na região Norte, a Ligga Telecom será parceira da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em um projeto de conectividade 5G no Polo Industrial de Manaus.
A novidade foi revelada pelo presidente da ABDI, Igor Calvet, durante o primeiro dia do Fórum de Operadoras Inovadoras, realizado nesta quarta-feira, 22, por TELETIME e Mobile Time em São Paulo.
A iniciativa é baseada no arranjo que permite sinal 5G a partir de postes de iluminação pública; o modelo tem sido promovido pela ABDI por meio do programa Conecta 5G. Segundo Calvet, o contrato com a Ligga foi assinado na última terça-feira, 21.
A ideia é que os rádios 5G utilizem a própria frequência de 3,5 GHz detida pela operadora paranaense. A partir da instalação no mobiliário urbano, mais de 400 indústrias do Polo Industrial de Manaus poderiam utilizar o recurso de rede privativa baseada em acesso fixo sem fio (FWA) 5G, projetou Calvet.
Na ocasião, o presidente da ABDI também observou que a Anatel era reticente com o modelo do Conecta 5G, em questão que agora estaria resolvida. A tecnologia que utiliza os postes de iluminação já foi adotada em outras cidades brasileiras, exigindo amplo ecossistema de parceiros em algumas ocasiões.
Fórum de Operadoras Inovadoras
O Fórum de Operadoras Inovadoras continua nesta quinta-feira, 23, no WTC, em São Paulo. Em seu segundo dia, o evento promovido por Mobile Time e TELETIME contará com painéis sobre os desafios comerciais e regulatórios das MVNOs, FWA e integração de ISPs com as redes neutras.