Diretor da Aneel pede mais prazo para avaliar regulamento de postes

Fernando Mosna. Foto: Divulgação/Aneel

Autor do pedido de vista que postergou a aprovação do novo regulamento de compartilhamento de postes no ano passado, o diretor da Aneel Fernando Mosna solicitou uma prorrogação do prazo para avaliação da matéria.

O novo pedido está na pauta da primeira reunião pública de 2024 da reguladora do setor elétrico, marcada para amanhã (terça-feira, 23). Na data se esgota o prazo original do primeiro pedido de vista de Mosna, realizado em outubro de 2023 (na Aneel, os processos precisam voltar à pauta até a oitava reunião ordinária após solicitação da vista). A agência ainda não informou o prazo solicitado para a prorrogação.

A relatoria do pedido está a cargo do diretor da Aneel Hélvio Guerra – ou o mesmo dirigente que relatou na agência a proposta final sobre o regulamento. Vale lembrar que as novas regras para os postes foram aprovadas na Anatel em outubro passado, mas ainda não entraram em vigor por conta da indefinição na Aneel.

Notícias relacionadas

Na ocasião, a cessão obrigatória ou facultativa dos pontos de fixação em postes pelas concessionárias de energia elétrica foi considerada o pivô das divergências entre diretores da reguladora do setor elétrico – culminando no pedido de vista de Fernando Mosna.

Em paralelo, o regulamento deliberado pelas agências também traz novas regras para a precificação do aluguel de postes pelas empresas de telecom, para o reordenamento das redes aéreas e também cria a figura de empresas exploradoras independentes, ou as posteiras. Haverá uma consulta sobre a metodologia de cálculo dos valores de referência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!