Pirataria na TV paga opõe sociedade civil e entidades de produtores e programadores

O dispositivo de combate à pirataria incluído no Projeto de Lei 3.696/2023, que prorroga as cotas de produção nacional na TV paga, colocou em oposição sociedade civil que defendem direitos digitais e praticamente todas as entidades empresarias do mercado audiovisual, incluindo produtores independentes brasileiros. O Artigo 3º do Projeto de Lei 3.696/2023, estabelece que: "Cabe à Agência Nacional do Cinema (Ancine) determinar a suspensão e a cessação do uso não autorizado de obras brasileiras ou estrangeiras protegidas". Trata-se, segundo a justificativa do projeto de lei, de um detalhamento de uma previsão legal trazida ainda na MP 2.228/2001, que criou a Ancine, e que atribui à agência  a competência de promover o combate à pirataria de obras audiovisuais e a proteção dos direitos autorais.

Notícias relacionadas

No início desta semana, a Coalizão Direitos na Rede – uma rede de entidades em defesa dos direitos digitais – chamou o Artigo 3º de "jabuti", afirmando que o mecanismo dá à Ancine "um super-poder regulatório – que parece se estender para muito além do cinema, abarcando qualquer conteúdo audiovisual". A entidade pede o veto do art. 3º do PL nº 3693/2023 e por uma Consulta Pública sobre o tema, "para garantir que ele seja adequadamente regulamentado e implementado", assegurando o direito dos usuários.

A Coalizão afirma que é danosa a ausência de qualquer menção ao domínio público ou às limitações e exceções do direito autoral, colocando em risco os direitos fundamentais de liberdade de expressão e de acesso à cultura, ainda que a redação do PL 3.693 se refira especificamente ao uso não autorizado de "obras brasileiras ou estrangeiras protegidas". Para a Coalizão, o risco viria justamente de potenciais abusos ou exercício equivocado de um poder, até então restrito ao Poder Judiciário, que é agora concedido à Ancine, segundo a entidade com menos garantias de ampla defesa e contraditório.

Resposta dos produtores e programadores

Nesta quinta, 21, como resposta, todas as entidades que representam empresas da indústria audiovisual no Brasil vieram a público manifestar sua preocupação em relação à nota divulgada na segunda-feira e sobre um eventual veto a esse dispositivo.

Para as entidades do audiovisual, o Artigo 3° apenas especifica uma atribuição legal da agência, expressamente estabelecida na MP 2.228-1/2001, que lista entre os objetivos do órgão regulador: "zelar pelo respeito ao direito autoral sobre obras audiovisuais nacionais e estrangeiras".

As entidades da indústria audiovisual ressaltam que atualmente já existem medidas administrativas e judiciais que suspendem e cessam essas atividades ilegais, sem com isso ferir a liberdade de expressão e o Marco Civil da Internet, porque combatem o crime. "Nesse sentido, não há que se falar, portanto, em risco à liberdade de expressão, quando não se trata da publicação de opiniões, mas sim da distribuição e comercialização ilegal, por sites e aplicações, de conteúdos audiovisuais, propriedade intelectual de terceiros e protegidos pela lei". Além disso, o Marco Civil da Internet é uma norma que reconhece os direitos de autor e "não se presta a ser utilizado como escudo para a prática de ilegalidades".

Assinam o documento:

  • ABERT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMISSORAS DE RÁDIO E TELEVISÃO
  • ABRATEL – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RÁDIO E TELEVISÃO
  • ABTA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TELEVISÃO POR ASSINATURA
  • ALIANZA CONTRA LA PIRATERIA AUDIOVISUAL
  • APDIF – ASSOCIAÇÃO PROTETORA DOS DIREITOS INTELECTUAIS FONOGRÁFICOS
  • APRO – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA PRODUÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS
  • BRAVI – BRASIL AUDIOVISUAL INDEPENDENTE
  • FNCP – FÓRUM NACIONAL CONTRA A PIRATARIA E ILEGALIDADE
  • MPA BRASIL – MOTION PICTURE ASSOCIATION
  • SIAESP – SINDICATO DA INDÚSTRIA DO AUDIOVISUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
  • SICAV – SINDICATO DA INDÚSTRIA AUDIOVISUAL
  • TAP BRASIL – ASSOCIAÇÃO DOS PROGRAMADORES DE TELEVISÃO

Política

Em agosto deste ano, durante participação no PAYTV Forum, o presidente da Ancine, Alex Braga, ponderou que a agência não estava mais atuando no combate à pirataria de TV paga justamente porque não havia segurança jurídica sobre os limites desta atuação.

Uma das formas de atuação viria, por exemplo, a partir do acordo de cooperação que a Ancine chegou a firmar com a Anatel: uma vez identificado sites e aplicativos com conteúdos distribuídos de maneira irregular, a agência determinaria o bloquio desses conteúdos. 

A posição mais cautelosa da Ancine em relação ao tema (até então a agência vinha atuando em parceria com a Anatel, que tem feito um trabalho intensivo de combate às caixas não-homologadas que distribuem conteúdos pirateados de TV paga) começou a partir da recriação do Ministério da Cultura.

Dentro do MinC, existe uma visão divergente em relação ao tema, com a leitura de que o combate à pirataria seria uma forma de limitar o acesso da população aos conteúdos em benefício apenas dos grandes estúdos e produtores, e que se existem infrações, elas devem ser coibidas via Poder Judiciário. (Colaborou Samuel Possebon)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!