A interface iOs, usado Apple nos iPhones e iPads, é considerada a mais segura entre os sistemas operacionais disponíveis para dispositivos móveis, afirmou o diretor de marketing para produtos da Symantec, Alberto Saavedra.
Segundo ele, o fato de o software ser fechado a aplicações desenvolvidas sem certificação da fabricante, entre outros fatores como criptografia diretamente no hardware, evitam a invasão dos dispositivos por programas maliciosos ou mesmo o roubo de informações sigilosas, guardadas no aparelho. “Os programas mais novos tendem a ter mais segurança e este é o caso do sistema da Apple”, comenta Saavedra.
Entretanto, o executivo comenta que para manter a segurança das informações nos aparelhos que usam este sistema operacional é preciso manter o device com as configurações de fábrica. “Se não abrir o sistema, a chance de vírus é quase nula, exceto com relação aos que afetam a máquina via navegador de Internet”, diz ele sobre o roubo de informações em sites hackeados.
De acordo com Saavedra, em segundo lugar no ranking de segurança móvel está o sistema operacional Android, do Google, “porque ele também é mais recente e o grande problema é o fato dele ser aberto aos desenvolvedores de aplicativos”.
Os demais sistemas: Symbian, da Nokia, e Windows Phone, da Microsoft, vêm logo atrás na escala de sistemas operacionais seguros. Durante evento sobre segurança virtual, realizado nesta quarta-feira 21, o executivo disse que o mercado de antivírus para dispositivos móveis está em franca expansão devido ao ritmo acelerado de crescimento da penetração dos aparelhos no mercado internacional.