iOS é o sistema operacional para dispositivos móveis mais seguro, diz Symantec

A interface iOs, usado Apple nos iPhones e iPads, é considerada a mais segura entre os sistemas operacionais disponíveis para dispositivos móveis, afirmou o diretor de marketing para produtos da Symantec, Alberto Saavedra.
Segundo ele, o fato de o software ser fechado a aplicações desenvolvidas sem certificação da fabricante, entre outros fatores como criptografia diretamente no hardware, evitam a invasão dos dispositivos por programas maliciosos ou mesmo o roubo de informações sigilosas, guardadas no aparelho. “Os programas mais novos tendem a ter mais segurança e este é o caso do sistema da Apple”, comenta Saavedra.

Notícias relacionadas

Entretanto, o executivo comenta que para manter a segurança das informações nos aparelhos que usam este sistema operacional é preciso manter o device com as configurações de fábrica. “Se não abrir o sistema, a chance de vírus é quase nula, exceto com relação aos que afetam a máquina via navegador de Internet”, diz ele sobre o roubo de informações em sites hackeados.

De acordo com Saavedra, em segundo lugar no ranking de segurança móvel está o sistema operacional Android, do Google, “porque ele também é mais recente e o grande problema é o fato dele ser aberto aos desenvolvedores de aplicativos”.

Os demais sistemas: Symbian, da Nokia, e Windows Phone, da Microsoft, vêm logo atrás na escala de sistemas operacionais seguros. Durante evento sobre segurança virtual, realizado nesta quarta-feira 21, o executivo disse que o mercado de antivírus para dispositivos móveis está em franca expansão devido ao ritmo acelerado de crescimento da penetração dos aparelhos no mercado internacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!