Brasil mostra tendência de aumento de pagamentos móveis na rede da Adyen

Após ter triplicado a participação no mobile commerce no primeiro semestre de 2013, o Brasil se tornou o quinto maior mercado de pagamentos móveis neste ano na rede da Adyen, empresa que processa pagamentos de 3.500 multinacionais e que registrou no ano passado US$ 2,2 bilhões em transações móveis (de um total de US$ 14 bilhões) no mundo. De acordo com levantamento da companhia divulgado nesta segunda-feira, 21, houve um crescimento de 3,3 pontos percentuais na participação dos dispositivos móveis no País no comparativo anual.

Notícias relacionadas
A participação das transações móveis no e-commerce no Brasil aumentou de 5,4% para 8,7% no último ano. Enquanto isso, o uso de smartphones tem crescido mais: em junho do ano passado, a taxa de crescimento anual era de 2,5%, enquanto em maio deste ano foi de 5,5%.

Segundo o levantamento, desse universo de 8,7% de mobile payments na rede da empresa no Brasil, o iPhone e smartphones Android dividem a mesma proporção de participação: 31,03% cada, considerando apenas a categoria móvel. Por sua vez, o iPad possui sozinho 29,89%, enquanto os tablets Android registraram 6,90%. Isso significa que o iOS conta com 60,92% das transações brasileiras na Adyen, enquanto o Android fica com os 39,08%.

Vale ressaltar que esse cenário diz respeito somente ao universo de transações da rede da Adyen e que o índice da empresa considera pagamentos móveis baseados na Internet, já que não monitora transações dentro de aplicativos. No mercado brasileiro como um todo, segundo dados da IDC em fevereiro, a base do iOS não é tão expressiva: o sistema da Apple é o terceiro mais popular com 4,7% de market share, atrás do Android (89% do mercado) e do Windows Phone (6%).

Mundo

No panorama global, a Adyen afirma que houve crescimento de 11,9% no uso de smartphones para as transações. O Android cresce em participação, embora ainda esteja atrás do iOS. Cerca de 22% das transações na rede da companhia foram por meio de dispositivos móveis. Desse universo, 37,73% foram de transações com o iPad e 30% com o iPhone: juntos, eles representam 67,73% do total móvel. Os smartphones Android são 23,64% e tablets são 1,7%.

A Europa representa 22,7% do total de transações móveis na rede da companhia, enquanto América do Norte tem 16,9%, Ásia tem 14,2% e América Latina conta com 6,6%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!