Os smartphones e a Internet móvel mais barata são dois dos principais fatores para incentivar o uso massivo de aplicativos no Brasil, fomentando startups. A forma como aproveitar isso foi tema de debate durante o primeiro painel do 13º Tela Viva Móvel nesta quarta, 20, em São Paulo.
Para o co-CEO da Easy Taxi, Tallis Gomes, o desafio inicial foi de fazer com que taxistas adotassem os smartphones e assinassem planos de Internet. A empresa chegou a subsidiar aparelhos, mas a estratégia não deu certo. "No Rio de Janeiro, em 2011, a penetração de (aparelhos iDEN da) Nextel era altíssima, eles nem sabiam o que era um smartphone", lembra. A empresa recebeu três rodadas de investimentos e passou a tentar implantar o uso do aparelho entre os motoristas. Hoje, a Easy Taxi afirma que é a maior empresa móvel de táxis do mundo, atuando em mais de 30 países com 7 milhões de passageiros e 155 mil taxistas na base. "O maior desafio é quando a gente começa a fazer escala. A diferença entre ir para Campinas e Cingapura é muito pequena, o perfil de taxista é muito parecido", afirma Gomes.
O executivo explica que com a entrada de parcerias como a do Santander para desconto no pagamento de corridas e com o lançamento do serviço corporativo, o modelo de pagamentos móveis virou a forma de monetizar contra a estratégia da concorrência de não cobrar tarifas dos taxistas.
Para o diretor-geral da Wayra (Grupo Telefônica), Carlos Pessoa, outro fator que permite o crescimento do mercado de startups foi o acesso pré-pago a até R$ 0,99 por dia. "Esse fato recente trouxe para o mercado consumidores que estavam completamente à margem, que não consumiam Internet, e isso tornou o mercado muito mais atraente", disse ele. A chegada do 4G inclusive permite um diferencial para taxistas. "Eles dizem que conseguem receber mais corridas por aceitar (as chamadas) mais rápido, então se diferenciam em relação à massa, inclusive oferecendo o sinal com roteamento em Wi-Fi para o passageiro." O executivo da Wayra cita também a chegada de smartphones populares com maior desempenho, como o Moto E, da Motorola, como fator de crescimento da base que irá promover um cenário atrativo para novas empresas.