Popularização de smartphones e Internet móvel atrai start-ups

Os smartphones e a Internet móvel mais barata são dois dos principais fatores para incentivar o uso massivo de aplicativos no Brasil, fomentando startups. A forma como aproveitar isso foi tema de debate durante o primeiro painel do 13º Tela Viva Móvel nesta quarta, 20, em São Paulo.

Notícias relacionadas
Para o co-CEO da Easy Taxi, Tallis Gomes, o desafio inicial  foi de fazer com que taxistas adotassem os smartphones e assinassem planos de Internet. A empresa chegou a subsidiar aparelhos, mas a estratégia não deu certo. "No Rio de Janeiro, em 2011, a penetração de (aparelhos iDEN da) Nextel era altíssima, eles nem sabiam o que era um smartphone", lembra. A empresa recebeu três rodadas de investimentos e passou a tentar implantar o uso do aparelho entre os motoristas. Hoje, a Easy Taxi afirma que é a maior empresa móvel de táxis do mundo, atuando em mais de 30 países com 7 milhões de passageiros e 155 mil taxistas na base. "O maior desafio é quando a gente começa a fazer escala. A diferença entre ir para Campinas e Cingapura é muito pequena, o perfil de taxista é muito parecido", afirma Gomes.

O executivo explica que com a entrada de parcerias como a do Santander para desconto no pagamento de corridas e com o lançamento do serviço corporativo, o modelo de pagamentos móveis virou a forma de monetizar contra a estratégia da concorrência de não cobrar tarifas dos taxistas.

Para o diretor-geral da Wayra (Grupo Telefônica), Carlos Pessoa,  outro fator que permite o crescimento do mercado de startups foi o acesso pré-pago a até R$ 0,99 por dia. "Esse fato recente trouxe para o mercado consumidores que estavam completamente à margem, que não consumiam Internet, e isso tornou o mercado muito mais atraente", disse ele.  A chegada do 4G inclusive permite um diferencial para taxistas. "Eles dizem que conseguem receber mais corridas por aceitar (as chamadas) mais rápido, então se diferenciam em relação à massa, inclusive oferecendo o sinal com roteamento em Wi-Fi para o passageiro." O executivo da Wayra cita também a chegada de smartphones populares com maior desempenho, como o Moto E, da Motorola, como fator de crescimento da base que irá promover um cenário atrativo para novas empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!