Presidente da Abinee critica manutenção dos juros

A manutenção da taxa básica de juros (Selic) pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) em 26,5% não agradou nem um pouco
a Associação Brasileira da Indústria Eletro-eletrônica (Abinee).
O presidente da entidade, Carlos Paiva Lopes, disse que a taxa é extremamente negativa. ?Temos uma das taxas mais altas do mundo. Só estamos atrás da Turquia (39%), mas lá a inflação é mais alta. Já está na hora de derrubar essa taxa. Isso está castigando fortemente a produção. É impossível crescer com taxas nesse nível.?

Notícias relacionadas
Paiva argumenta que todos concordam que a inflação não deve subir, mas que o artifício de conter a inflação apenas com a manutenção da taxa de juros alta não é razoável. ?Até porque não temos inflação de demanda?, diz.
Os exportadores são os únicos que continuam se beneficiando com os juros altos. Segundo Paiva Lopes, o fabricante que exporta entre 20% e 30% de sua produção total tem um hedge (proteção cambial) natural. Ao contrário, o fornecedor que atende somente o mercado interno é penalizado.
Para a indústria de eletro-eletrônicos de um modo geral, diz Paiva Lopes, a manutenção da taxa é prejudicial por inviabilizar o desconto de títulos e o capital de giro das empresas. O dirigente acredita ser cedo ainda, contudo, para avaliar os efeitos dos juros especificamente sobre os fabricantes de equipamentos de telecomunicações instalados no Brasil. ?É difícil analisar a situação isolada destas empresas porque estão muito cautelosas em função das oscilações do dólar. É preciso esperar a liquidação dos financiamentos de curto prazo, que começam a vencer em julho próximo. Além disso há a dificuldade de captação de recursos nos Estados Unidos e Europa por conta da crise econômica mundial?, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!