São Caetano do Sul avança para ser uma cidade inteligente

[Publicado originalmente no Mobile Time] São Caetano do Sul desenvolveu uma série de iniciativas ligadas ao conceito de cidades inteligentes. Durante evento que ocorreu de forma híbrida na Japan House, em São Paulo, nesta terça-feira, 21, promovido pela NEC, Daniel Córdoba, secretário de desenvolvimento econômico, trabalho, turismo e inovação do município, explicou os avanços em dois segmentos: telemedicina e incentivo a startups.

Em 2022, São Caetano realizou 15 mil atendimentos via teleconsulta, desafogando a fila das consultas com especialistas. Para acelerar o processo, o munícipe possui um cartão – desenvolvido em parceria com a Valid – que permite a prefeitura monitorar o morador para entender quais serviços ele utiliza: cesta básica, acesso aos clubes, serviços de saúde etc.

Alunos da rede pública assim como seus responsáveis e aposentados usam o Cartão São Caetano do Sul. E, em contrapartida, por meio de BI e uso da infraestrutura municipal, a prefeitura tem controle do que é usado, o quanto é usado e se precisa fazer remanejamentos, por exemplo.

Notícias relacionadas

A cidade também quer estimular a ida de startups para a região. Apesar de ser um município pequeno de tamanho – somente 15 km quadrados – São Caetano possui um dos maiores PIBs per capita do País, graças ao conglomerado de empresas de diferentes indústrias localizadas na região. Daniel Córdoba, secretário de desenvolvimento econômico, trabalho, turismo e inovação de São Caetano do Sul, explica que a cidade oferece 10% do ISS para fomentar o segmento de startups. A proposta é que essas iniciantes desenvolvam soluções para as grandes empresas localizadas na região.

Kit escolar

Outro ponto abordado por Córdoba foi o aplicativo Kit Escolar São Caetano do Sul que estimula a compra de uniformes e material escolar na própria cidade. O app funciona como uma carteira digital na qual são depositados separadamente os valores do Auxílio Uniforme Escolar e Auxílio Material Escolar. O valor é debitado automaticamente quando a pessoa usa o app em uma das lojas credenciadas – cuja lista está no próprio aplicativo.

Enquanto houver saldo, o usuário pode continuar realizando compras e não é preciso apresentar nota fiscal à escola. O comerciante faz o cadastro da nota no próprio app.

"Com isso, injetamos no município R$ 20 milhões por ano porque essas compras são feitas em São Caetano", explica Córdoba. "Conseguimos explicar ao TCU que as compras do material escolar e de uniformes poderiam ser feitas por meio de um app e ajudamos o microempreendedor com um simples clique", disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!