Comitê Executivo de Escolas Conectadas realiza primeira reunião

Izolda Cela, Camilo Santana e Juscelino Filho (Foto: Kayo Sousa/MCom)

O Comitê Executivo da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) teve sua primeira reunião realizada nesta última quinta-feira, 19, no Ministério da Educação (MEC). Na ocasião, Juscelino Filho e Ministro da Educação, Camilo Santana, deram posse aos membros titulares e suplentes do Comitê.

O encontro teve por objetivo alinhar as informações básicas sobre a Estratégia e as competências do Comitê, que foi instituído pelo Decreto Nº 11.713 de 26 de setembro de 2023. Houve a apresentação da proposta de regimento interno e a aprovação da pauta e data da próxima reunião. Também ficou definido que será criada uma ferramenta de monitoramento das ações.

Camilo Santana destacou a relevância da pauta para o governo e a importância da coordenação de esforços e de contar com a contribuição de cada membro com a sua expertise. "Esse é um programa essencial para a educação pública do Brasil. Temos uma meta ousada, de conectar todas as escolas públicas até o final de 2026, o que exige um esforço coletivo", defendeu Camilo.

Notícias relacionadas

Já Juscelino Filho defendeu a Enec como uma política pública transformadora para os brasileiros. "Vamos universalizar a conectividade para uso pedagógico. A conectividade na educação é estruturante para a inclusão digital, um grande desafio para o governo federal. Com acesso a tecnologia, teremos mais conhecimento e mais oportunidades para a população", pontuou o ministro.

No Comitê, o MCom terá o papel de propor parâmetros para a escolha das soluções de conectividade mais eficientes, com avaliação das alternativas tecnológicas e comerciais disponíveis que melhor se adaptem às diferentes situações das escolas.

Além do MCom e do MEC, também são membros do comitê, a Casa Civil da Presidência da República; o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); o Ministério de Minas e Energia (MME); a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); a Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras); o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

(Com informações da assessoria de comunicação do MCom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!