Celpe amplia rede ótica em Pernambuco

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) anunciou nesta sexta-feira, 20, a conclusão de uma etapa da expansão da rede ótica no interior do Estado. O backbone foi ampliado para ligar a sede da empresa, no Recife, até o município de Serra Talhada, distante 415 km da capital pernambucana. A distribuidora de eletricidade implantou um lote de 14 plataformas multisserviços Megaplex 4100 da fornecedora RAD, que passaram a integrar 12 sites da empresa, incluindo 11 subestações, com o centro de operações integradas.

Agora, com a nova infraestrutura, a velocidade da rede sobe de 155 Mbps para 1 Gbps, com total aproveitamento de circuitos antigos da infra. Além da plataforma da RAD, a companhia pernambucana implantou modelo de acesso com garantia de serviços e de canais de telemedição de energia. Por meio de ethernet, a empresa controla também aplicações de monitoramento de qualidade da energia elétrica e todos os serviços de dados e PABX, incluindo voz analógica ou via IP. 

A Celpe já havia concluído uma primeira fase ao substituir a estrutura legada na região metropolitana do Recife, que passou de 2 Mbps de capacidade para 100 Mbps em uma infraestrutura de transporte unificado dos serviços IP ethernet. Segundo a empresa, a nova rede permitirá migração para projetos de smart grid.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.