SET reitera problema de interferência do LTE na TV digital

O presidente da SET, Sociedade de Engenharia de Televisão, Olímpio Franco, afirmou que houve uma falta de planejamento para garantir espectro para que as transmissões de TV possam evoluir para o 4K ou 8K, e ainda garantir espaço para a oferta demandada de banda larga. Na abertura do Congresso da SET nesta terça, 20, em São Paulo, Franco cobrou "um bom planejamento para o momento de transição" da TV analógica para a digital. "Estamos em vias de perder espectro para operadoras de telecom", disse o presidente da SET. Segundo ele, o novo uso do espectro implica o reestudo do plano digital. "Nosso grupo de estudos apontou as graves consequências das interferências que as transmissões de LTE causam na TV. Todos os canais remanescentes serão afetados", disse. Olímpio Franco apontou que os receptores atuais de TV também serão perdidos. "Como comunicar (o consumidor) da necessidade de um filtro nos receptores?", cobrou.

Notícias relacionadas
Luis Cláudio Costa, presidente da Abratel, associação de radiodifusores, também pediu atenção aos próximos meses. "Em menos de um ano e meio começa o apagão analógico e teremos que lidar com o leilão dos 700 MHz. Estamos preparados? Os testes da SET apresentaram os problemas. Os testes da Anatel ainda não foram levados a público", disse.

Para João Batista Rezende, presidente da Anatel, a tensão na discussão do espectro é positiva. "É o debate que devemos fazer. Não podemos nos acovardar diante dos desafios. Precisamos sentar juntos à mesa", disse.

25 anos

Em comemoração aos 25 anos da associação, palestrou o primeiro presidente e um dos fundadores da SET, Adilson Pontes Malta. Ele lembrou que a associação teve apenas três presidentes que não cumpriram mais que um mandato (Carlos Capelão, Fernando Bittencourt e José Munhoz) e fez um apelo para que novos engenheiros se aproximem da SET, lembrando que no próximo ano haverá eleição. Em 1988, quando foi fundada a SET, "o sinal de vídeo era um componente quase exclusivo das transmissões de radiodifusão", lembrou. "Precisamos de alguém mais interessante que nós", brincou o engenheiro.

A cerimônia de abertura contou ainda, pela primeira vez, com uma apresentação do presidente da NAB, principal associação de radiodifusores dos Estados Unidos, Gordon Smith.

Também participaram do evento a secretária interina de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Patrícia Ávila, representando o ministro Paulo Bernardo; o presidente da ABTA, Oscar Simões; David Brito, representando o Fórum SBTVD; Alexandre Jobim, representando a Abert; e João Monteiro Neto, representando a AESP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!