Telefónica vende 139,6 milhões de euros em bonds da Telecom Italia

As agências de notícia Bloomberg e Reuters reportaram nesta sexta, citando fontes familiares ao assunto, que a Telefónica teria vendido no mercado 139,6 milhões de euros em bonds conversíveis em ações ordinárias da Telecom Italia. Os títulos de dívida haviam sido adquiridos pela Telefónica por 103 milhões de euros há sete meses e poderiam ser convertidos em ações de controle da tele italiana já em 2016.

Notícias relacionadas
Segundo as reportagens, a venda no mercado teria se dado por razões financeiras, visando ao lucro da operação apenas. Mas o fato é que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o órgão antitruste brasileiro, não apenas determinou que a Telefónica não aumente a participação que já tem na Telecom Italia como também desfaça o controle cruzado que tem no mercado brasileiro, onde controla a Vivo e, indiretamente, participa da TIM.

A dissolução da Telco, holding maior acionista da Telecom Italia, na qual a Telefónica possui 46,2% do controle, tornará a espanhola a maior acionista individual do grupo italiano, com cerca de 15% das ações ordinárias, com a conclusão do processo de saída de suas sócias italianas Mediobanca, Intesa Sanpaulo e Assicurazione Generali.

A Telefónica tentou reverter a decisão do Cade, mas perdeu recurso no órgão brasileiro. A queda de braço agora pode parar na Justiça, mas a situação mais provável é que o grupo espanhol acabe de desfazendo de sua participação na Telecom Italia para não ter de dividir o controle da Vivo aqui no Brasil.

A venda desses bonds indica que os espanhóis não esperam conseguir aumentar ainda mais sua participação da tele da Itália. Até o fechamento desta matéria não havia comunicação oficial da Telefónica ou da Telecom Italia sobre a venda dos bonds.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!