Rádio no celular faz sucesso no Japão e aumenta downloads de truetones

A operadora japonesa KDDI já vendeu mais de 3 milhões de aparelhos celulares com receptores de rádio FM embutidos. Por ulitilizar a infra-estrutura de radiodifusão, a transmissão das músicas em si não é cobrada do usuário. Porém, há um software pré-instalado nos aparelhos que permite ao cliente receber informações sobre a programação da emissora que está escutando e até mesmo comprar ringtones, wallpapers e músicas completas relacionadas aos artistas. O serviço chama-se EZ-FM e requer uma assinatura mensal de 200 ienes (aproximadamente US$ 2).
O EZ-FM foi criado pela Nano Media, uma desenvolvedora japonesa. A empresa tem acordo com 53 estações de rádio do Japão, para que estas lhe repassem suas programações diárias. Vale ressaltar que as rádios não ficam com nenhuma parte da receita oriunda da assinatura ou da venda de produtos: elas se satisfazem apenas com o aumento de sua audiência, o que valoriza mais seu espaço publicitário.
De acordo com Masakatsu Shibasaki, produtor da Nano Media, os usuários do EZ-FM compram 18% mais truetones (gravação original para o toque do celular) que clientes da KDDI que não utilizam o serviço.

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O EZ-FM foi lançado em dezembro de 2003 e está disponível em cerca de 20 modelos de celulares 1xRTT e 1xEV-DO, de diversos fabricantes.

TV

A Nano Media també desenvolveu para a KDDI um serviço para comunicação entre celulares e gravadores de DVD. O cliente pode consultar via celular a progamação dos canais de TV japoneses e determinar remotamente que algum programa seja gravado. Esse serviço foi lançado em novembro de 2004 e está disponível apenas em cinco modelos de celulares. Por enquanto, somente alguns DVDs das marcas Panasonic e Toshiba são compatíveis.

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