Audiência cai em 2012 entre assinantes de TV paga

Um levantamento feito por TELA VIVA aponta uma queda geral na audiência entre assinantes de TV paga no ano passado em relação a 2011. A queda vale inclusive para os canais abertos levados pelas redes de TV por assinatura. A audiência média entre assinantes  (4 anos ou mais, das 6h00 às 25h00) em 2012 foi de 14,09 pontos, contra 14,58 em 2011.

Notícias relacionadas
O dado é apontado em matéria publicada na edição de março de TELA VIVA, que circula na próxima semana. Segundo Ana Maria Gemignani, diretora de marketing da Globosat, isso se deve à concorrência com outras plataformas. A TV vem competindo pela atenção das pessoas com dispositivos como smartphones, tablets, computadores, consoles de games etc. "Nós atuamos para estar presentes em todas as plataformas", diz a executiva.

Fernando Medin, VP e diretor geral da Discovery no Brasil, vai na mesma linha da executiva da Globosat. "De 2008 a 2012 vemos que o uso de consoles aumentou e as novas tecnologias poderiam explicar esta mudança de 2011 para 2012. Com isto em mente, a Discovery já se prepara para este novo cenário ao ter uma oferta completa de conteúdo para outras plataformas, como VOD", diz o executivo.

Queda dos abertos

Outro dado importante apontado na matéria de TELA VIVA é a queda da audiência dos canais abertos entre assinantes de TV. Em 2008 os canais abertos respondiam por 72,54% da audiência entre os assinantes de TV. Em 2012, esse número caiu para 66,29% (no mesmo público e horários). Ou seja, quem paga por TV por assinatura está assistindo mais aos canais que não estariam disponíveis de forma aberta.

Além disso, pela primeira vez, em 2012 uma das cinco grandes redes de TV aberta ficou abaixo de canais pagos na média anual de audiência. A RedeTV! fica abaixo dos canais Fox, Sportv, Discovery Kids, Megapix e TNT no ranking de audiência de 2012 no horário nobre entre assinantes de 18 a 45 anos. Isso considerando, obviamente, apenas o universo de assinantes de TV.

Mesmo com a queda dos canais abertos, se os canais pagos fossem considerados um único canal, ele seria, em 2012, o segundo no ranking, com 4,75 pontos de média anual (público acima de 4 anos, das 6h às 25h). O primeiro ainda é a Globo, com 5,57 pontos. Isso significa, por um lado, que há mais assinantes vendo canais pagos do que redes como Record e SBT. Por outro lado, mostra que a maioria dos assinantes ainda assiste majoritariamente a principal rede aberta do país, que teve em 2012 um share médio de um terço do total da audiência.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!