Celular Seguro: governo busca com Apple e Google formas de bloquear sistemas operacionais

Foto: Tom Costa / MJSP

Em coletiva após o lançamento oficial da plataforma Celular Seguro, que permitirá o bloqueio dos celulares roubados e de aplicações bancárias nos aparelhos, o secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Cappelli, disse que está em conversas com as plataformas Google e Apple para verificar como os sistemas operacionais dessas empresas podem bloquear celulares roubados.

Cappelli afirmou que as tratativas já foram iniciadas, mas sem prazo para concluí-las. "Estamos conversando com Google e Apple, os dois principais sistemas operacionais dos aparelhos. A Google estava aqui presente. E ela nos prometeu uma solução inovadora. E isso é importante porque essa parceria só protege as empresas. Estamos respeitando o tempo de cada empresa. Não estamos impondo nada", afirmou Cappelli, na coletiva.

A parceria com essas empresas é importante porque apesar do bloqueio dos aparelhos por meio do IMEI e dos aplicativos bancários pelas instituições financeiras, o celular pode funcionar em uma rede WiFi. Dessa forma, o ideal é que o sistema operacional do aparelho fique sem funcionar, para de fato bloquear todas as funcionalidades do celular roubado.

Notícias relacionadas

Nesta terça-feira, operadoras, Anatel, MJSP e entidades do sistema financeiro assinaram acordo de cooperação para bloquear linhas telefônicas e aplicativos bancários de aparelhos celulares roubados, para evitar fraudes com esses aparelhos.

Segundo Cappelli, a ideia é que os aplicativos sejam bloqueados em até 10 minutos e aos aparelhos serão bloqueados em até 24h pela cadeia de telecom. As operadoras prometeram entregar uma solução de bloqueio de linha até o dia 9 de fevereiro.

O Celular Seguro

O aplicativo Celular Seguro, do Ministério da Justiça se integrará ao CEMI (Cadastro Móvel de Estações Impedidas), base de dados do projeto Celular Legal da Anatel. O aplicativo será mais um canal para a pessoa solicitar o bloqueio de aparelho roubado, furtado ou extraviado. Atualmente o bloqueio já é possível junto à prestadora de serviço ou aos órgãos de segurança pública dos estados que aderiram ao projeto Celular Legal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!