Claro é a única a ter base de banda larga maior do que 2G

Nas recentes divulgações de resultados financeiros, quase todas as operadoras deixaram claro a importância de investir em acessos pós-pagos e de banda larga móvel, motivadas pela oportunidade de obter receitas com o tráfego de dados e com serviços de valor adicionado. Mas o cenário atual, evidenciado pelo relatório de acessos em outubro divulgado pela Anatel nesta terça, 19, ainda mostra outra coisa: somente a Claro tem um balanço positivo entre banda larga e 2G. Fica óbvio que o País ainda tem um longo caminho pela frente.

Notícias relacionadas
Os acessos pré-pagos totalizavam em outubro 212,1 milhões (78,58% do total) e os pós-pagos, com maior receita média por usuário (ARPU), somavam 57,82 milhões (21,42%). Além disso, o mercado brasileiro continua dominado pela tecnologia 2G, com 62,65% ou 169 milhões do total de 269,9 milhões de linhas ao todo. Os handsets 3G representavam 84,8 milhões de conexões, ou 31,44%. São incipientes os acessos via terminais de dados 3G (2,61%) e LTE (0,27%) – a Anatel contabiliza somente aparelhos ativados na rede das operadoras, mas não necessariamente com plano 4G.

Liderança isolada

Considerando a soma de acessos via handsets 3G, dados 3G (que incluem modems e tablets) e LTE (mesmo na ressalva de contabilizar aparelhos ativados), a Claro é a única operadora que possui uma base potencial para banda larga móvel maior (51,54%) do que a de acessos 2G. Graças à política de desconexões constante do 2G, a operadora domina com folga o share com 37,8% do mercado de 3G (banda larga móvel).

A empresa segue em um ritmo constante de desconexões 2G com cerca de 2,45% a 2,94% de recuo por mês. Por conta disso, ela foi a tele que mais perdeu acessos de segunda geração no ano: ao todo, foram 9,073 milhões de linhas a menos, mais que um terço do total de 26,741 milhões de desconexões do mercado brasileiro. Considerando somente os acessos de handsets 3G, a operadora conta com ainda mais participação: 38,76%.

A Vivo, que segue a matriz espanhola Telefónica e tenta se reposicionar como uma empresa digital, ainda tem a maioria (66,25%) das conexões em 2G. Na soma de acessos de banda larga móvel, conta com a proporção de 30,9% e participação de 25,8% do mercado, ou 23,911 milhões de acessos. Contabilizando apenas os acessos por telefones móveis 3G, a Vivo fica em terceiro lugar (23,68%).

Políticas opostas

A TIM, que apresenta política agressiva nas receitas de dados no pré-pago, fica no meio termo, com 68,27% de linhas 2G e 32,8% de participação nas conexões de alta velocidade, ou 22,031 milhões de linhas. Isolando o mercado de handsets de terceira geração, a empresa fica na segunda posição. No balanço trimestral da tele e na da controladora Telecom Italia, o presidente da TIM Brasil, Rodrigo Abreu ressaltou o foco na venda de smartphones, sem subsídios, justamente para conseguir ampliar o ARPU com a venda de mais pacotes de dados.

Estratégia oposta se vê na quarta maior tele do Brasil. Das principais operadoras, a proporção de acessos 2G em relação ao 3G+4G é ainda maior na Oi, com 76,29% de linhas de segunda geração. A companhia afirmou recentemente que deveria focar mesmo nos pré-pagos, enquanto espera que as receitas de dados cresçam. Entretanto, como anda com incertezas na fase pré-fusão com a Portugal Telecom e ainda sofre consequências da agressiva política de pagamento de dividendos, a empresa preferiu concentrar seus esforços atuais no 3G. Tanto é que, até o momento, a expansão da cobertura do 4G segue rigorosamente as exigências da Anatel no leilão da faixa de 2,5 GHz. Ainda assim, a Oi comemorou um crescimento de 57,6% na receita de dados no terceiro trimestre deste ano em comparação com 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!