A falta de conhecimento sobre conteúdo no celular e o medo de levar um susto com a conta no final do mês são os fatores que impedem o crescimento dos Serviços de Valor Adicionado (SVA) no Brasil, na opinião de Gustavo Alvim, gerente de conteúdo e aplicações da Oi.
Segundo o executivo, apenas 10% das vendas de aparelhos da Oi são de smartphones e 80% dos smartphones do mercado não tem pacotes de dados, cenário que contribui para a baixa penetração dos SVAs. Para fazer com que o usuário experimente os SVAs, a Oi disponibiliza dois meses gratuitos nos pacotes de dados para smartphones. "A principal questão é a falta de previsibilidade de quanto o cliente vai gastar", afirma Alvim. A mesma opinião é compartilhada por Fabrício Bloise presidente da Movile: "O usuário pré-pago fica muito frustrado quando vê que o peço do tráfego de dados é maior que o preço do conteúdo", afirma.
Alexandre Fernandes, diretor de produtos e serviços da Vivo, entretanto lembrou que a operadora adota uma estratégia diferente para estimular o uso de SVAs, que é a não cobrança do tráfego de dados utilizados para alguns destes serviços. Além disso, na visão dele, o preço não é determinante para este cenário de baixa adoção. "Não conheço nenhum ex-usuário de planos de dados", afirma.
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