O conselho de administração da Telecom Italia, controladora da TIM Brasil, aprovou nesta quinta-feira, 19, o balanço financeiro relativo aos resultados consolidados de 2014 e o pagamento de dividendos no valor de 2.75 euros por ação, totalizando 166 milhões de euros.
O conselho divulgou também as previsões de desempenho de suas operações para este ano. De acordo com o comunicado, a Telecom Italia prevê que as receitas com serviços tradicionais de telecomunicações, como voz e SMS, continuarão a cair em 2015, com maior impacto no mercado doméstico. As perdas, todavia, deverão ser parcialmente compensadas pelo aumento nas receitas de novos serviços digitais e de conectividade banda larga. No Brasil, em particular, a previsão é de desaceleração nas taxas de crescimento, frente ao aumento "progressivo na penetração e saturação do mercado móvel, à migração dos serviços tradicionais de voz e SMS para serviços baseados na Internet e ao impacto da redução das tarifas de interconexão móvel (VU-M)" .
O conselho confirmou ainda o plano de investimentos trianual anunciado no mês passado, que prevê o aporte de 14,5 bilhões de euros em suas operações. Serão investidos R$ 14 bilhões no Brasil (mais de 4 bilhões de euros), enquanto na Itália o investimento será de 10 bilhões de euros. A ideia é "acelerar os investimentos para criar as fundações para estabilização e recuperação" das operações, com base em serviços inovadores e conteúdos digitais, "com melhora progressiva tanto no mercado doméstico (com estabilização do EBITDA projetada para 2016) quanto no Brasil".