Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 19, o edital para o sexto concurso público da Anatel. Este será o primeiro concurso para a agência reguladora em dez anos, após última seleção em 2014.
O processo terá vagas para 50 novos servidores e será executado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). A íntegra do documento pode ser acessada aqui e as inscrições, realizadas neste link entre 26 de janeiro e 26 de fevereiro.
São buscados especialistas em regulação de serviços públicos de telecomunicações nas seguintes especialidades: ciências contábeis (3 vagas), ciências de dados (15), direito (8), economia (4), engenharia (10) e especialidade geral (10). Os salários iniciais são de R$ 16 mil.
A previsão é que as provas objetivas e discursiva sejam realizadas no dia 26 de maio.
A primeira etapa do concurso, para todos os candidatos, será realizada em todas as capitais dos 26 estados e no Distrito Federal – bem como a avaliação biopsicossocial dos candidatos que solicitarem concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência e o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros. Já a segunda etapa do concurso será realizada em Brasília.
"A seleção de profissionais para integrar o corpo de servidores é um importante passo na adequação da Anatel aos novos desafios da economia digital. Buscamos pessoas que tenham uma visão ampla e que contribuam ativamente no processo de transformação digital promovido pela Agência", apontou o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, em comunicado.
Como apontado por TELETIME na última quinta-feira, 18, a Anatel conta atualmente com um déficit de servidores de mais de 400 postos de trabalho. Dessa forma, o primeiro edital para agência em dez anos será um alento apenas parcial para as necessidades de pessoal da reguladora.