Consórcio com Winity fornecerá conectividade no Metrô de São Paulo

Foto: Jcornelius. Wikimedia Commons/Creative Commons

O Metrô de São Paulo assinou na última quarta-feira, 13, o contrato com o Consórcio Winity Arion para a concessão da infraestrutura de telecomunicações da companhia. A estatal prevê cobertura de sinal de telefonia celular em 4G e 5G nos trens e estações, além da oferta de Internet WiFi gratuita aos passageiros.

O contrato é de 30 anos e a concessionária tem até 36 meses para a implementação dos serviços de cobertura de telefonia e WiFi. A concessão é para explorar a chamada Infovia-Metronet, que passa pelos túneis e vias das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

Vale lembrar que a Winity é uma operadora de infraestrutura que detém faixa nacional de 700 MHz, adquirida no leilão de espectro de 2021. Já o Grupo Arion se descreve como uma multioperadora com foco em soluções para infraestruturas concessionadas e centros corporativos urbanos.

Notícias relacionadas

Estrutura Infovia-Metronet

A Infovia-Metronet é uma estrutura de comunicação do Metrô com cabos de fibras ópticas de alta capacidade de transmissão, ligando as estações do sistema, explica a empresa. Por meio desta rede de alta capilaridade, que conta com a vantagem de estar em túneis protegidos das condições climáticas e interferências externas, a empresa concessionária vai implementar o sinal de telefonia celular e sistema de WiFi que deverá funcionar inclusive dentro dos trens.

A estrutura contemplada abrange 54 estações ao longo de 57 quilômetros de via, nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, que passam por todo o centro expandido de São Paulo, ligando suas principais regiões financeiras e logísticas.

Além de melhorar a experiência de viagem do passageiro, a concessão vai trazer novas receitas ao Metrô, também desonerando parte dos custos de manutenção da rede de fibra ótica, sinalizou a empresa paulista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!