Alares conduz piloto de WiFi 6E em evento de 70 mil pessoas em Natal

Foto: Reprodução Instagram/Carnatal

A Alares, operadora de serviços de telecomunicações, implementou com sucesso um piloto de WiFi 6E no Carnatal 2023, tradicional micareta em Natal, capital do Rio Grande do Norte. O evento ocorreu de 8 a 10 de dezembro de 2023 e teve público de mais de 70 mil pessoas ao redor da Arena das Dunas.

A operadora foi a fornecedora oficial de Internet da 32ª edição do evento. A empresa instalou infraestrutura WiFi 6E para ser utilizada ao longo dos três dias de festa. De acordo com a Alares, a rede foi utilizada pelos mais de 34 bares que atendiam os foliões (que usaram a tecnologia para conectar máquinas de cartão de crédito), além de emissoras de rádio e TV para transmissão ao vivo em redes sociais.

"Enfrentamos o desafio de proporcionar conectividade em um ambiente com altíssima demanda por Internet, tanto para download quanto para upload e asseguramos uma experiência superior a todos, sem margem para falhas. Para isso, instalamos mais de 5.000 metros de fibra óptica e optamos por usar a tecnologia Wi-Fi 6E, que é muito resistente à interferência e permite atender mais pessoas. Comprovamos isto ao manter conectados mais de 600 usuários simultâneos nos camarotes da Alares e da Skol Beats", disse o CEO da Alares, Denis Ferreira.

Notícias relacionadas

Infraestrutura e próximos passos

De acordo com a operadora, a montagem da infraestrutura WiFi 6E para entregar acesso à Internet no Carnatal levou em conta possíveis riscos de intempéries, calor excessivo e alto volume de pessoas. "Nossa rede suportou as transmissões simultâneas de todas as emissoras, que em alguns casos se estenderam por mais de 20 horas, o uso contínuo de todos os meios de pagamento e a altíssima demanda de conectividade de centenas de usuários", explicou Ferreira.

Em nota, a Alares informou que, "após o sucesso desse piloto", o objetivo da empresa é acelerar o uso de WiFi 6E, especialmente em ambientes complexos com alta demanda por tráfego. "Além do lançamento comercial do WiFi 6E em 2024, estamos trabalhando com nossos parceiros para a chegada de WiFi 7. Queremos disponibilizar essa tecnologia assim que haja dispositivos homologados pela Anatel, idealmente ainda em 2024", finaliza o CEO.

A Alares

Alares é uma operadora independente de serviços de telecomunicações, que fornece serviços de acesso à Internet, principalmente via fibra óptica, assim como TV por assinatura, telefonia fixa, dados e streaming. De acordo com a companhia, ela reúne aproximadamente 2.300 colaboradores e atua em 175 cidades de sete estados brasileiros – São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Bahia. Tem uma rede de mais de 25,4 mil Km de fibra óptica de alta qualidade, com cobertura para conectar a mais de 2,8 milhão de lares e empresas, atendendo cerca de 627.000 clientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!