Procuradoria da Anatel está otimista com reversão da cautelar

Há uma grande expectativa na Anatel de que a anuência prévia para a compra da Brasil Telecom pela Oi seja deliberada ainda nesta quinta-feira, 18. Segundo a procuradora da Anatel, Ana Luiza Valadares, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro, a recebeu muito bem e mostrou-se disposto a considerar o material apresentado pela agência com esclarecimentos sobre o processo de instrução da anuência. A reação positiva tem feito com que a Anatel aposte que a cautelar que está impedindo desde ontem a deliberação sobre a anuência seja revertida, garantindo a deliberação pelo Conselho Diretor.
Parecer técnico
O material entregue pela equipe da Anatel é o parecer técnico sobre a compra da Brasil Telecom, uma compilação de 163 páginas de estudos e análises concorrenciais e regulatórias sobre o tema. O material, divulgado com exclusividade pela TELETIME News, na última quinta-feira, 10, não chega a explicar questões específicas levantadas pelo TCU, como os motivos para a agência não ter implantado até hoje um modelo de custos para o setor de telecomunicações. Também não entra em detalhes sobre a implantação do Plano Geral de Metas de Competição (PGMC), item considerado fundamental pelo TCU para a análise efetiva da operação.

Notícias relacionadas
Em linhas gerais, o material da área técnica pode suprir apenas as dúvidas do TCU de que a Anatel não fez uma análise de impactos da operação no mercado de telecomunicações, uma vez que os técnicos investigaram os níveis de concentração em cada um dos ramos de serviços e eventuais impactos concorrenciais da operação.
Sem reunião por enquanto
Até que o TCU reverta a cautelar, a Anatel mantém suspensas suas atividades previstas para hoje. Duas reuniões devem ser realizadas nesta quinta tão logo a deliberação sobre a fusão seja autorizada, a segunda com meia hora de diferença da primeira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!