Nokia tem planos para IoT no Brasil, mas ainda nada de 5G

A Nokia está trabalhando com teles brasileiras para plataformas de Internet das Coisas (IoT), mas 5G ainda parece prematuro para a fornecedora finlandesa. De acordo com o diretor do mercado latino-americano da companhia, Dimitri Diliani, em declaração durante conversa com jornalistas nesta segunda, 17, na Futurecom, a empresa "está investindo em IoT no Brasil com duas empresas para aplicações específicas". O executivo não citou nomes, mas confirmou que se tratam de duas operadoras – uma delas deverá ser a Oi, com quem firmou contrato na área de IoT recentemente.

Já em relação a testes com 5G, a Nokia declara não está fazendo testes na América Latina, mas o diretor garante que a empresa não está atrás na corrida tecnológica. "Tem muito hype para os testes, mas, para usar de verdade, tem que esperar", afirma, alfinetando concorrentes como Ericsson, que anunciaram também no evento em São Paulo o início dos testes com a Claro. A espera é pela padronização: ainda não estão definidas as frequências e modulações para a tecnologia. Diliani aposta na frequência de 29 GHz, embora a empresa trabalhe em outros países com outras bandas para a quinta geração.

Notícias relacionadas

A tecnologia em si não substituirá a 4G, apenas a complementará em locais com alta demanda, na visão do diretor da Nokia. "A 5G serão ilhas na cidade e no mercado, com coisas específicas; o Brasil será coberto mesmo é com 4G", prevê.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!