Cautelar do Speedy prejudica provedores, alerta Abrappit

Os apelos para que a Anatel revogue a medida cautelar que suspendeu, há dois meses, as vendas do Speedy não estão restritos à Telefônica, alvo principal da ação da agência reguladora por conta das sucessivas falhas no serviço. Os pequenos provedores de Internet também começam a temer os impactos negativos da manutenção da liminar e alertam que, se a suspensão continuar, todo o segmento pode ser comprometido. "A pequena empresa já está com a corda no pescoço depois de dois meses de vigência dessa cautelar", alerta o presidente da Associação Brasileira dos Pequenos Provedores de Internet (Abrappit), Ricardo Sanches.
O reflexo negativo nos pequenos provedores se dá pelo fato de que a planta de assinantes de banda larga da Telefônica não está mais crescendo com a paralisação da venda do Speedy e isso também estagnou a oferta de serviços que geram o grosso do faturamento dos provedores. "Se a pessoa não compra o Speedy, nós não vendemos anti-vírus, hospedagem e outros serviços de valor adicionado que compõe a oferta dos provedores", explica Sanches.
O fato de existir alguma concorrência na oferta de banda larga em São Paulo não é suficiente para compensar a paralisação da Telefônica nesse ramo. Tudo porque a principal oferta alternativa desse serviço é feita pela Net, que não usa os provedores para autenticação ou oferta de serviços adicionais nem está em todas as cidades. O não-uso de provedores, inclusive, já motivou a abertura de processos administrativos contra a Net por parte da Anatel, mas nada foi concluído até então sobre a necessidade de a operadora de TV por assinatura cumprir a regra de uso obrigatório dos provedores de Internet.

Notícias relacionadas
Para Sanches, o contexto de suspensão da oferta do Speedy mostra que há uma necessidade de reflexão sobre o modelo adotado no setor de telecomunicações. "A situação em que estamos mostra claramente a verticalização do mercado e como isso afeta toda a cadeia de serviços." Os cálculos da Abrappit apontam que, em média, 50 mil usuários deixaram de ser atendidos mensalmente com a vigência da liminar. O valor é menor dos que os 100 mil que tem sido divulgados pela Telefônica porque a concessionária não descarta de sua conta eventuais cancelamentos e upgrades de pacotes já contratados. Assim, a perda líquida de mercado seria aproximadamente a metade da projeção feita pela concessionária.
O presidente da Abrappit acredita que a cautelar já durou tempo demais e a medida está prejudicando a sociedade e não necessariamente a Telefônica. Mesmo entendendo que a agência precisava tomar uma medida para proteger o consumidor por conta das panes registradas no serviço, Sanches questiona se a suspensão foi a ação correta. "Quando para o serviço, quem perde é a sociedade. Quando você suspende as vendas, quem paga é a sociedade de novo", lamenta.
A análise do Conselho Diretor da Anatel sobre o cumprimento do plano antipane apresentado pela Telefônica pode ocorrer ainda nesta semana. A expectativa das empresas é que a agência revogue a cautelar ou, ao menos, libere parte das vendas do serviço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!