Lucent lança centro de pesquisa em segurança no Brasil

A Lucent inaugurou em Campinas (SP) nesta terça-feira, 18, o terceiro laboratório de segurança da empresa no mundo, cujo objetivo é pesquisar soluções para novos serviços baseados em redes IP, como IPTV e VoIP. Os outros dois centros de excelência são nos EUA e na Alemanha.
A empresa acredita que com a disseminação dos serviços em IP que chegam à casa do cliente as operadoras passarão a preocupar-se com a segurança de rede na última milha. ?Quando ol cliente paga para ter um serviço de VoIP, ele tem de ser seguro, já nos serviços gratuitos não há esse tipo de cobrança por parte dos clientes?, diz Paulo Perez, gerente de consultoria de serviços de segurança.
Além disso, Perez explica que as operadoras, no futuro, terão necessidade de monitorar o que passa pelo seu backbone para poder dedicar banda a um serviço como, por exemplo, IPTV. Segundo ele, hoje, cerca de 80% do tráfego que passa pelos backbones da empresa é peer-to-peer, promovido pelos softwares de compartilhamento de arquivos. ?É preciso que as empresas tenham algum controle disso, para poder oferecer um serviço de TV sobre IP com qualidade?, diz ele.

Notícias relacionadas
De acordo com Perez, a solução da Lucent para as operadoras móveis permite detectar fraudes em tempo real. ?Estima-se que cada operadora perca cerca de R$ 300 milhões por ano com clonagem e fraudes em geral, por isto elas estão cada vez mais preocupadas em reverter essas perdas?, afirma.

Fusão

De acordo com Wagner Ferreira, presidente da Lucent no Brasil, sua empresa continua atuando como concorrente da Alcatel até que a fusão anunciada recentemente seja aprovada pelos órgãos reguladores e de defesa da concorrência.
?Temos uma equipe formada por profissionais das duas empresas que está cuidando do processo de integração", explicou Ferreira. "Mas até que não aconteça a aprovação dos órgãos reguladores, inclusive do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) no Brasil, continuamos tocando nossos negócios separadamente?. Segundo o executivo, ainda não se sabe qual será o destino do centro de excelência depois da fusão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!