Light busca sócios para lançar PLC

A Light está preparando a criação de uma subsidiária para ofertar acesso à internet em banda larga através de sua rede de distribuição de energia, usando a tecnologia PLC (Powerline Communications). A companhia negocia com dois grandes grupos de investidores interessados em se tornar sócios na nova empresa. A divisão de participações acionárias ainda não está definida e os nomes dos grupos são mantidos em sigilo.
A intenção da Light é oferecer apenas a capacidade de transmissão de dados através da rede elétrica. A venda para o consumidor final será feita por provedores de internet, com os quais a empresa firmará parcerias.
"Até o final do ano faremos o lançamento comercial. A idéia é começar pelo acesso à internet em banda larga, mas depois ofereceremos serviços de transmissão de vídeo e também telefonia via rede elétrica", informou Paulo Magalhães, gerente de infra-estrutura telemática da Light. Apesar de a companhia operar em 31 municípios do Estado do Rio de Janeiro, o acesso em banda larga será inicialmente oferecido apenas na capital fluminense, onde há maior demanda pelo serviço. "O preço será competitivo em relação ao ADSL", garante o executivo.

Notícias relacionadas
A Light testou equipamentos PLC da Ascom, EBA e Mainnet durante mais de um ano, entre 2003 e começo de 2004, em quatro prédios comerciais e quatro residênciais no Rio de Janeiro. "Os resultados foram bastante satisfatórios", relata Magalhães. Para o lançamento comercial a empresa pretende mesclar soluções em baixa e média tensão.
A grande vantagem da tecnologia PLC é a capilaridade da rede elétrica, que alcança mais de 95% dos domicílios brasileiros. Sua desvantagem ainda é o alto preço dos equipamentos, dentre os quais o modem que deve ser instalado na casa do usuário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!