Serviços de voz e dados ainda lideram a lista de prioridades da Claro

Serviços de voz e acesso a dados ainda lideram a lista de prioridades da Claro, deixando conteúdos e aplicações um pouco mais nessa hierarquia. Mas o fato é que a chegada dos tablets ao portfólio da operadora no segundo semestre do ano passado deu início a uma transformação interna na Claro e, segundo o gerente de marketing SVA da Claro, Rafael Lunes, instaurou uma nova forma de pensar dentro de setores da empresa. "O usuário de tablet não tem foco em serviços de voz. O foco será em consumo de conteúdo e precisávamos de uma abordagem interna diferente para buscar produtos específicos para esses novos devices", conta Lunes.
O executivo fez questão de lembrar que o modelo de negócios da Apple, que centraliza tudo no iTunes e em sua App Store, exclui as operadoras da cadeia de valor, mas deixa para elas a responsabilidade de "segurar o rojão" do consumo de banda, a infraestrutura para suportar essa demanda. "É claro que a operadora cobra pelo plano de dados, mas não existe precedente do nível de investimento que tem de ser feito. Obviamente não estamos resgatando o investimento nesse momento. O aumento do volume de dados desde a chegada dos smartphones é sem precedentes e estamos nos adequando tecnicamente. Há novos aparelhos que são verdadeiros drenos de dados. A 3G nem se pagou ainda e já tem pressão para a gente adotar o LTE", argumenta Lunes.
O lançamento do Galaxy Tab da Samsung, entretanto, deu à Claro a oportunidade de fazer parte dessa cadeia de valor. "Nosso grande ativo é a agressividade na distribuição de smartphones e tablets, com uma forte política de subsídio de aparelhos. O que estamos oferecendo para desenvolvedores e provedores de conteúdo é trabalhar a customização dos aparelhos vendidos pela Claro", revela o executivo.

Notícias relacionadas
Lunes detalha que essa foi a estratégia usada no lançamento do Galaxy Tab, quando a operadora fez uma parceria com a Gameloft para a venda de conteúdos de jogos em alta definição. "Todos os nossos aparelhos já saem com o ícone da Gameloft de jogos em HD. Se tivermos uma plataforma de bookstore, podemos embarcar esse aplicativo em todos os aparelhos que vendemos. Isso também pode valer para vídeo on demand e música", explica Lunes. Segundo ele, a Claro deve apresentar diversos lançamentos envolvendo tablets no próximo mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!