Promessas do 5G ainda dependem de futuros releases da tecnologia

Boa parte das promessas e expectativas colocadas sobre o 5G acontecerão apenas nos novos releases da tecnologia, especialmente o uso mais intensivo de ondas milimétricas, da computação de borda e a integração com redes de satélite.

O tema foi discutido durante o Teletime Tec, realizado nesta terça-feira, 18, em São Paulo. "Dos três cenários que a gente tem inicialmente propostos para o 5G – baixa latência, altas taxas e Internet das Coisas de forma massiva -, estamos conseguindo atender bem um deles, que é a questão das taxas, com acessos em velocidades bem superiores ao do 4G", resumiu o diretor do Inatel, Carlos Nazareth, ao abordar o estágio de implantação pela indústria de telecom. Os demais, diz o acadêmico, virão com a evolução do 5G.

Global quality manager de redes de acesso (RAN) da Claro, Oliver Contreras notou que o 5G Advanced – conceito que deve ser introduzido com o Release 18 do 3GPP – deve trazer incrementos nas três verticais. A operadora tem grande expectativa com a evolução da tecnologia, projetando uma rede muito mais "moldável" às necessidades de usuários – sobretudo os de missão crítica.

Notícias relacionadas

Para a Claro, os benefícios operacionais (inclusive para fatiamento de rede) devem ser acompanhados por outros fatores, como ganhos na eficiência energética com ajuda de inteligência artificial e machne learning. A evolução, contudo, também precisa envolver o mercado de terminais, com a chegada de dispositivos IoT capazes de operar nas capacidade máximas da nova tecnologia, apontou Contreras.

Ponto similar sobre o ecossistema foi apontado em relação à faixa de 26 GHz. O uso do recurso foi defendido tanto pela Claro quanto pela Nokia para incrementar velocidades do 5G – sobretudo no uplink, considerado importante gargalo nos serviços atuais. "O mmWave vai ser necessário se continuarmos crescendo o tráfego a taxas de 40% ao ano", afirmou o CTO da Nokia na América Latina, Wilson Cardoso.

Neste caso, o executivo vê de forma positiva a evolução do ecossistema ao redor do mundo. Mas aponta que algumas potencialidades que se imaginou para o 5G, como o desenvolvimento das redes sensitivas (que transformam em inteligência as informações hoje considerada ruídos na rede, como reflexões de sinal) ficarão apenas para a especificação do 6G. Já Nazareth, do Inatel, destacou que devem surgir nos futuros releases a integração de redes com satélites.

Outro elemento abordado pelos especialistas – neste caso, para a latência – foi a necessidade de capacidade computacional distribuída. O ponto envolve infraestrutura de computação de borda (edge computing), ainda não existente em nível suficiente no Brasil para garantir taxas baixíssimas de resposta possíveis com o 5G. Neste caso, a regionalização e a federalização de data centers no Brasil foi defendida por Nokia e pelo Inatel.

Já pela Claro, Contreras destacou que o 5G ainda representa um desafio de custos de operação para as operadoras, seja porque o consumo energético total é mais alto (ainda que mais eficiente do ponto de vista do custo por bit) quanto pelo custo potencial de uso da nuvem para o edge computing. Para Wilson Cardoso, a questão energética também deve ser endereçada no 5G Advanced e no 6G. "Pela primeira vez vemos a questão do consumo total de energia consumida, inclusive pelos usuários, como uma variável importante na definição do padrão". (Colaborou Samuel Possebon)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!