Tragédia no Japão terá pouco impacto no setor eletroeletrônico brasileiro, diz Abinee

O terremoto e o tsunami que devastaram a costa japonesa na semana passada, seguidos das explosões na usina nuclear de Fukushima, que resultaram no aumento do nível de radioatividade na região, paralisaram a produção de diversas indústrias, entre elas muitas do setor de eletroeletrônicos.
A tragédia que assola o país asiático, um dos maiores exportadores de componentes e equipamentos eletrônicos do mundo, inclusive para o Brasil, não deve, contudo, produzir reflexos significativos para a indústria brasileira. Ao menos, essa é a avaliação da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), ao comentar o impacto do desastre que arrasou parte do Japão para suas associadas.
A Abinee ressalta que o fluxo de comércio do setor com o país é muito pequeno e as importações de componentes e equipamentos eletrônicos representam somente 5,5% do total registrado em 2010, ou seja, US$ 1,9 bilhão. Deste montante, os componentes elétricos e eletrônicos responderam por 50%.

Notícias relacionadas
Segundo a entidade, na análise de cada insumo importado, a eletrônica embarcada respondeu por US$ 223 milhões, o que representa 18% da cifra total de importações dessa categoria de produto; componentes para telecomunicações responderam por 5% desse segmento; semicondutores, por 4%; e componentes para informática, também 4%.
O presidente da Abinee, Humberto Barbato, salienta que é necessário um pouco mais de tempo para que o setor eletroeletrônico analise os os impactos econômicos do desastre japonês com maior precisão. "Neste momento, a preocupação que vem à frente é a situação das vítimas da catástrofe naquele país."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!