China critica posição dos EUA sobre compra da 3Leaf pela Huawei

O governo chinês exigiu que os Estados Unidos sejam mais transparentes em suas decisões referentes às relações comerciais entre os dois países. Segundo informações da agência estatal chinesa Xinhua News, o porta-voz Ministério do Comércio da China (MofCom), Yao Jian, afirmou que as "preocupações de segurança" americanas têm se tornado obstáculos para o investimento de companhias chinesas nos EUA.
A fala veio como uma crítica às dificuldades impostas pelo governo dos EUA para a compra de ativos da americana 3Leaf, fabricante de tecnologias de integração de servidores, pela fabricante chinesa de equipamentos de telecomunicações Huawei, em maio do ano passado, por US$ 2 milhões. O governo americano alega que a companhia deveria ter informado o Comitê para Investimentos Estrangeiros nos EUA (CFIUS, na sigla em inglês) e não o fez, o que pode levar ao cancelamento do negócio (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
Jian, o porta-voz do MofCom chinês, disse que esta não foi a primeira vez que os EUA criaram problemas para a atuação de companhias chinesas no país. Ele alega que os órgãos de comércio americanos barraram uma oferta feita pela Huawi à 3Com, em 2008, e depois proibiu a estatal chinesa de investimentos em mineração, a Northwest Nonferrous International Investment de comprar a Frist Gold.

Notícias relacionadas
O representante do governo chinês declarou que a Huawei, especificamente, por algum motivo, sofreu com "muitos obstáculos" impostos pelo governo americano. Para Yiao Jian, "essas obstruções e interrupções impactam a cooperação entre Estados Unidos e China extensamente", e por isso ele espera que "as leis e regulamentações de segurança dos EUA possam tratar as companhias chinesas justamente, sejam elas estatais ou privadas".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!