A Anatel divulgou nesta quarta-feira, 18, mais uma multa milionária contra uma operadora de telecomunicações. Depois de sancionar ontem a Oi em mais de R$ 1 milhão, a agência confirmou uma multa de R$ 3.123.171,99 contra a Claro por constatar uma série de irregularidades no atendimento do consumidor. A fiscalização da Anatel constatou o descumprimento de 13 itens do Plano Geral de Metas de Qualidade do Serviço Móvel Pessoal (PGMQ-SMP) por parte da operadora entre outubro de 2005 e setembro de 2006.
Segundo informações da Anatel, a Claro já pagou a multa e a publicação de hoje serviu apenas para finalizar o Procedimento de Apuração por Descumprimento de Obrigação (Pado) contra a empresa, aberto em 2006. A operadora tentou reverter a punição, mas o Conselho Diretor da Anatel manteve a pena em decisão tomada no início deste ano.
Entre os problemas constatados no serviço da Claro estão o alto índice de reclamações dos consumidores, ultrapassando os limites estabelecidos pela Anatel; problemas para completar as chamadas originadas de sua rede; falha no cumprimento do tempo máximo para atendimento dos clientes nos call centers; interrupção de chamadas acima do índice tolerado pela agência; e problemas na emissão de contas para os clientes.
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