Juscelino Filho cobra Aneel sobre regulamentação de postes

Juscelino Filho. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, fez nesta quarta-feira, 12, uma cobrança à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre uma solução para o novo regulamento de postes. Ele esteve na abertura oficial do evento da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) nesta manhã, em São Paulo. 

"A Anatel aprovou e encaminhou para a Aneel, que está lá discutindo o tema. Temos cobrado o posicionamento da agência [Aneel], que tem a responsabilidade de dar esse encaminhamento", disse o ministro das Comunicações.

Filho afirmou que está à frente das tratativas junto ao Ministério de Minas e Energia para destravar a regulamentação sobre o compartilhamento. Ele chegou a encontrar na semana passada o seu colega Alexandre Silveira (ministro de Minas e Energia), para debater o tema.

Notícias relacionadas

De acordo com apuração do TELETIMEuma das alternativas é a publicação de um decreto que obrigue as concessionárias de energia a cederem o direito de exploração dos postes. O decreto traria condicionantes para a renovação das concessões de energia.

Necessidade urgente

Uma solução para os postes também foi cobrada publicamente pelo presidente da Abrint, Mauricélio Oliveira. "Precisamos pôr um fim a essa loucura dos postes.  Não podemos trabalhar com essa insegurança constante, preços abusivos e regras que são alteradas de um dia para o outro, acompanhadas de abusos, multas e arbitrariedades", afirmou. 

O secretário das Comunicações do MCom, Hermano Barros Tercius, disse que não é a primeira vez que Juscelino se reúne com Silveira para abordar o assunto e pediu celeridade. "A gente entende que tem que ser decidido logo", declarou ele, em conversa com jornalistas.

Para Tercius, a preocupação no Ministério das Comunicações é que as divergências na Aneel podem atrasar ainda mais a regulamentação. "A preocupação do Ministério das Comunicações é resolver isso de forma definitiva e célere também, o mais célere possível. E a gente entende que esse caminho que está aí, está sendo discutido ainda na Aneel, mas tiveram dois votos divergentes", lembrou. 

A respeito dos encontros com Alexandre da Silveira, o secretário do MCom disse ter recebido uma sinalização positiva. "A sinalização que a gente tem é de apoio, no sentido de que tem que ter uma celeridade. O Ministério de Minas e Energia está pensando como o Ministério das Comunicações, que a gente tem que resolver logo, e resolver da melhor maneira também."

Questionado sobre a possibilidade do novo decreto condicionando a renovação de contratos das elétricas à cessão dos pontos em postes, Tercius  confirmou que essa é uma "possibilidade".

Em outubro, a Anatel aprovou o plano de reavaliação da regulamentação sobre a política de compartilhamento de postes, um embate entre distribuidoras de energia e as empresas de telecom. Desde então, o tema está em discussão na Aneel, onde houve votos divergentes antes do pedido de vista. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!