Citi inicia auditoria para destituir Opportunity

O Citigroup iniciou processo de auditoria no fundo CVC/Opportunity Equity Partners LP (CVC Internacional). O fundo, administrado e gerido pelo Opportunity, abriga os investimentos do Citi em diversas empresas privatizadas no Brasil, entre elas a Brasil Telecom, a Telemig Celular e a Amazônia Celular. Segundo informações de fontes próximas ao processo, a empresa de auditoria internacional contratada pelo Citi trabalha ao lado da brasileira Trevisan, e já identificou uma série de pontos que servirão de base para que o Opportunity seja destituído de suas funções, o que pode acontecer em breve. A assessoria do Opportunity foi procurada, mas não estava disponível até o fechamento da edição.

Disputa

Vale lembrar que o contrato de gestão entre o Citi e o Opportunity para o CVC Internacional terminaria em meados deste ano e poderia ser renovado até 2007, coisa que não deve acontecer, conforme outros indícios que o grupo norte-americano já deu ao mercado. Sabe-se que Citi e fundos de pensão negociam, em conjunto, a forma pela qual será feita a venda das suas respectivas participações nas empresas administradas pelo Opportunity. Provavelmente os fundos terão tag along, ou seja, sairão nas mesmas condições que o Citi.

Notícias relacionadas
CVC Internacional e fundos tinham, no passado, um acordo pelo qual investiam sob as mesmas condições, mas desde que o CVC Nacional (veículo por onde investiam os fundos) deixou de ter o Opportunity como gestor, a situação se desequilibrou.
Resta saber se a separação entre Citi e Opportunity será pacífica ou se o grupo de Dantas resistirá a qualquer movimento neste sentido. Note-se, por exemplo, que a complexa estrutura societária das empresas dá ao Opportunity o controle sobre a maior parte do capital votante. Na Brasil Telecom, o maior acionista com ações ordinárias da Solpart é a Timepart, uma empresa que tem pessoas físicas ligadas a Dantas como acionistas (com dois terços), além de uma empresa ligada ao Citi (com o terço restante). Na Telemig e Amazônia Celular, o Opportunity adquiriu posição independente do Citi e dos fundos ao comprar a parte da TIW. Toda esta cadeia de empresas montada por Dantas para administrar as companhias adquiridas nos processos de privatização pode representar focos de disputa, como já se verificou nos inúmeros conflitos travados entre o Opportunity e os fundos, Telecom Italia e TIW.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!