Lula assina acordo para Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quinta-feira, 18 de janeiro, da assinatura do acordo de criação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia. O projeto é fruto de uma parceria entre o Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa e do Comando da Aeronáutica, com o Estado da Bahia e o Senai Cimatec.

A expectativa é que sejam investidos R$ 650 milhões na construção do parque e um valor equivalente em equipamentos e laboratórios. O Parque será instalado, futuramente, na Base Aérea de Salvador — em área cedida pela União ao Senai Cimatec, instituição responsável pela gestão da unidade. 

Notícias relacionadas
Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia
Base Aérea de Salvador: local vai receber, futuramente, as instalações do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia. Foto: Google Earth

O local será um ambiente dedicado ao fomento do ensino, à realização de pesquisas avançadas e à promoção da inovação no campo aeroespacial. De acordo com o superintendente de Novos Negócios do Senai Cimatec, André Oliveira, é esperado que, no primeiro semestre de 2025, já seja possível ter operações no Parque Tecnológico. 

As ilhas de atuação do parque serão divididas em quatro vertentes: Espaço, Defesa, Mobilidade Aérea Avançada e Aeronáutica Comercial. Alguns exemplos de temas que serão estudados dentro desses pilares são: sistemas avançados de voo e de controle de tráfego aéreo; sistemas de engenharia aeroespacial; novas tecnologias de energia e propulsão (SAF); e cibersegurança aeroespacial.

A previsão do início das obras não foi informada. Além do presidente Lula, participaram do evento os ministros Rui Costa, da Casa Civil; José Mucio, da Defesa; e Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação. O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, também participou do momento.

Segundo o Ministério da Defesa, em 2023, foi criada uma comissão técnica, com prazo de 60 dias, para estudar a viabilidade da implementação do novo centro. O relatório do trabalho concluiu que não havia impedimento jurídico ou normativo à instalação do Parque em Salvador, plenamente viável e fundamentado na Lei de Inovação Tecnológica – Lei nº 10.973/04.

O parque tecnológico aeroespacial em Salvador ainda oferecerá cursos técnicos (mecânica de aeronave, por exemplo) e especializações em engenharia aeronáutica e MTI (Master in Technology Innovation) em aeronáutica e aeroespacial, além de outros.

(Com informações do Planalto e Ministério da Defesa)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!