Em decisão inédita, Anatel nega anuência prévia para mudança de controle da Surf

Foto: Pexels

O conselho diretor da Anatel negou, na sua reunião ordinária do último dia 9, a anuência prévia para a transferência do controle da Surf Telecom para a sua sócia minoritária, a Plintron do Brasil. O acórdão, aprovado por unanimidade e relatado pelo conselheiro Vicente Aquino,  cita como motivo para inderferir o pedido, feito pela Surf, o fato de haver "risco à prestação do serviço em virtude da constatação de afronta intencional e direta aos direitos dos usuários do serviço de telecomunicações e sua possível manutenção após a realização da operação societária". O acórdão foi publicado na quinta, 16 de novembro. Já o pedido de anuência prévia foi feito em maio deste ano.

Como o voto do relator ainda não está público, não há detalhes sobre as razões que levaram o conselho a enxergar o risco, mas o que quer que seja não foi óbice para que as áreas técnicas da agência tivessem dado o sinal verde para anuir a mudança do controle: tanto a Superintendência de Competição quanto a Procuradoria Federal Especializada da agência estavam de acordo com a anuência prévia, conforme pode-se depreender dos poucos documentos abertos no processo.

Chama a atenção a decisão rápida do conselho sobre o caso. A matéria foi sorteada para o gabinete do conselheiro Vicente Aquino dia 30 de outubro, entrou já no dia 1 de novembro na pauta da reunião ordinária do conselho que aconteceria dia 9/11 e, uma vez pautada, foi aprovada de maneira sumária, sem destaque na reunião. Ou seja, sem manifestação pública do relator e dos votos dos demais conselheiros.

Notícias relacionadas

Também é inédita uma rejeição a uma anuência prévia de maneira tão sumária, ainda mais em um caso com repercussões mais significativas: a Surf é uma das principais MVNOs brasileiras, opera a rede móvel dos Correios, tem cerca de 850 mil usuários em suas operações e recentemente participou, venceu (e depois desistiu) da licitação de 5G na faixa de 26 GHz.

Longa disputa

Mas, apesar de parecer um caso simples, até pela celeridade da deliberação, a decisão do conselho da Anatel tem, por trás, uma longa disputa societária entre Plintron e os atuais controladores da Surf (ligada ao empresário, fundador da Yon Moreira) pelo controle da empresa. O pedido de anuência prévia não foi um ato "consensual" entre vendedores e compradores, como normalmente acontecem estas transações, mas em decorrência de uma decisão arbitral vencida pela Plintron, que ganhou o direito a converter suas ações preferenciais em ações de controle. Procuradas por este noticiário, as partes se manifestaram deixando claro que existe uma disputa:

"A Plintron recebeu com surpresa e preocupação a decisão da Anatel. A Plintron está avaliando os termos da decisão e tomará as medidas legais disponíveis perante a Anatel para trazer os fatos verdadeiros à tona e proteger seus interesses. Como provedor mundial de MVNO, a Plintron reforça seu compromisso com as leis brasileiras e seu contínuo interesse em desenvolver o mercado de telecomunicações brasileiro", disse a empresa, que buscava assumir o controle da Surf. 

Já Yon Moreira, fundador da Surf, afirmou que a decisão "serviu para lavar a alma, mostrar a soberania nacional e o respeito à lei". O empresário também apontou que a decisão "evidenciou os equívocos da sentença arbitral e que vai buscar reparos pelos danos que a Surf sofreu, apontadas nas suas DF's auditadas pela EY".

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!