5G, redes neutras e os novos caminhos do mercado de telecomunicações

Marcos Ferrari, presidente-executivo da Conexis Brasil Digital

O setor de telecomunicações vive um momento de revolução que impacta, cada vez mais, a conectividade dos negócios e os serviços ao consumidor. A ampliação das redes 5G e a entrada de atores focados em infraestrutura de fibra proporcionam um salto de qualidade e potencialidades sem precedentes na indústria. A tecnologia, que completou um ano no Brasil em julho, promove velocidades de dados significativamente mais rápidas e baixa latência em comparação a gerações anteriores de redes móveis. 

Essas características permitem um acesso mais ágil a serviços online gerando impacto em mercados importantes, como o financeiro: a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária aponta que, em 2022, as instituições bancárias experimentaram uma expansão de 100% na adoção da tecnologia 5G, posicionando-a ao lado da segurança cibernética e da Inteligência Artificial como um dos principais avanços tecnológicos no setor.

Com o 5G, as cidades podem se tornar inteligentes, com o monitoramento de congestionamentos, gerenciamento inteligente de resíduos e sensores de estacionamento. Além disso, os bots de serviço, equipados com inteligência artificial potencializada pelo 5G, podem automatizar tarefas simples, como servir comida e fornecer dicas de passeios para turistas. A comunicação também evolui. As conversas e conferências por vídeo darão lugar para chamadas holográficas em 3D, proporcionando uma experiência ainda mais imersiva. 

Notícias relacionadas

A nova indústria 4.0 também se beneficia da tecnologia. Linhas de montagem automatizadas, operadas por robôs de alta precisão e sincronia, dependem de uma conexão estável e rápida para operar de forma eficiente. Na área da saúde, os diagnósticos podem ser aprimorados com o uso de dados obtidos por aparelhos vestíveis (wearables), como relógios e chips inteligentes, permitindo um monitoramento mais preciso e personalizado.

Nesse cenário de constantes transformações digitais, uma importante discussão envolve o conceito de redes neutras, que precisa ser compreendido de forma a permitir uma competição justa entre os diversos players que fazem uso da infraestrutura de telecom. Essa abordagem é essencial para manter o mercado saudável e permitir novos investimentos. As redes neutras e os novos caminhos das telecomunicações serão assuntos debatidos no Painel Telebrasil Summit 2023, em setembro. 

Neste mesmo sentido, uma importante discussão que vem acontecendo em diversas regiões do mundo é o chamado fair share, que, em última análise, indica que os principais provedores de conteúdo na internet (também conhecidas como OTTs) deveriam, em algum aspecto, contribuir para a ampliação e para a qualidade da rede.

Por fim, é fundamental que o desenvolvimento das novas tecnologias seja acompanhado por políticas públicas adequadas, garantindo um acesso mais equitativo aos benefícios da conectividade pela população. A parceria entre o governo, a iniciativa privada e a sociedade civil é essencial para aproveitar ao máximo o potencial da digitalização e do mundo conectado. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!